Diretora do Procon de Araucária dá dicas para a realização de boas compras
Da Redação
Com a proximidade do natal, o comércio de toda a região se prepara para as vendas de final de ano. As vendas crescem e, com isso, as reclamações de mercadorias com problemas aumentam. É importante ficar atento a algumas dicas para fazer um bom negócio e não ter dor de cabeça após a compra. As dicas são válidas para o ano todo. A diretora do Procon de Araucária, Sâmara Arruda, recomenda que o consumidor faça pesquisa de preço antes da compra, especialmente dos bens duráveis, como eletrodomésticos, “É importante verificar o preço, as formas de pagamento e a condição física do produto, que as vezes está mais barato, por ser de mostruário, ter alguma avaria, não por ser “black Friday” ou promoção. Mas, em caso de lesão aos direitos do consumidor, busque o Procon”, sugere a Doutora Sâmara, que nesta semana prestou informações ao comunicador Pedro Bala, no programa Café com o Bala. As reclamações aumentam, após as promoções e nos inícios de ano, diante do natal do ano anterior. O Procon tem como objetivos principais orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.
Formada em Direito desde 2013, e pós graduada em direitos do consumidor, desde 2015, a Dra. Sâmara atende situações onde consumidores encontram no Procon a última esperança para a solução de algum problema originado em problemas nas relações de consumo. “Trabalhamos no intuito e solucionar os problemas do consumidor nas relações de consumo. O Procon é um intermediador, mas também tem autorização para aplicar multas e outras penalidades. Infelizmente alguns casos acabam sendo encaminhados ao Poder Judiciário, mas, no geral, a maior parte das situações são resolvidas no Procon mesmo”, destaca a diretora.
Dra. Sâmara dá dicas para os consumidores que, neste momento de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, precisam comprar pela internet. Ela adverte que é possível encontrar diversos produtos no comércio virtual, como roupas, sapatos, compras de supermercado e eletrodomésticos, porém, alguns cuidados são necessários. Apesar de todas as vantagens deste comércio, há sites que não são confiáveis e muitos consumidores desatentos ou inexperientes podem ser vítimas de fraudes. Ela aconselha que o cliente verifique se o site possui um endereço comercial físico e se conhece outras pessoas que já compraram naquele site. “Existem sites confiáveis, mas existem muitos sites que foram denunciados com irregularidades nos órgãos de defesa do consumidor. Por isso recomendamos cautela, é importante desconfiar de preços muito abaixo do normal e de banners colocados em mídias sociais como Facebook e Twitter”, destaca.
Para a reclamação no Procon, os consumidores devem ter documentos que possam dar fundamento ao procedimento, como a nota fiscal. “Exija a nota fiscal, ela é documento essencial para abertura da reclamação no Procon, pois é a prova de que houve a compra e com ela é possível exigir seus direitos em caso de problemas.”, complementa Sâmara. “É importante mencionar que o consumidor, ao deparar-se com algum vício em produto adquirido deve entrar em contato com o fornecedor o mais rápido possível e acionar o Procon caso não haja resolução do problema”, finaliza.
Serviço
Procon de Araucária
km 22, Bairro 740, Rodovia do Xisto, 5815 – Sabiá
Telefones: 0800 643 2834 – 041 3614-1786