Educação realiza seminário para receber professores
Nesta semana a secretaria de Educação realizou o XVIII Seminário de Educação de Piên. O encontro traz diversas palestras e informações para os professores e marca o início do ano letivo. Participaram todos os professores da rede municipal de ensino, divididos em grupos, respeitando o limite e o distanciamento social.
Nesta edição foram utilizadas ferramentas on line para repassar os conteúdos aos profissionais da educação. Seguindo essa linha, o palestrante Daniel Godri Filho realizou uma palestra transmitida ao vivo pelo Youtube, com o tema “Amabilidade no exercício da função”. Aliás, este também é o tema escolhido para o ano letivo de 2021.
Outra palestra foi ministrada por Geraldo Peçanha, que abordou sobre o “Ensino Híbrido”, modelo que será adotado pela maioria das escolas do país neste ano. Peçanha apresentou o cenário educacional diante da pandemia e deu dicas de como os professores podem realizar o seu planejamento tendo em vista a necessidade de cada aluno. “Neste momento de pandemia precisamos realizar um planejamento tanto para aulas remotas quanto para as aulas semi presenciais”, frisou Geraldo.
Com o aumento e o incentivo do uso da internet pela comunidade escolar é importante realizar campanhas para conscientizar as crianças para o uso responsável da internet. Para tratar mais sobre o assunto os professores assistiram a uma palestra da Perita Criminal Sandra Cristina Baltazar, que falou sobre a segurança na internet e de como ajudar os alunos a se protegerem dos perigos da internet.
O Prefeito Maicon Grosskopf participou do seminário e destacou a importância que o profissional da educação tem na formação dos jovens. “Muitos de vocês foram meus professores e agradeço muito pela educação que me deram. São vocês que transformam crianças em adultos e garantem o futuro da nossa cidade”, disse o prefeito. Ele pediu ainda a ajuda dos professores nesse processo de mudança que pretende implantar no município. “Peço para que juntos possamos trabalhar para deixar um legado, para fazer a diferença na vida das pessoas de Piên”, pediu o prefeito.
Além das palestras a secretária de Educação Clarice Fragoso conta ainda que a equipe pedagógica da secretaria reuniu os professores para tratar sobre o planejamento das aulas e atendimento dos alunos. “É um ano atípico e precisamos elaborar um planejamento para que possamos atender todos os alunos, sem distinção”, finalizou. A Secretaria de Educação agradece ainda a participação de todos e o apoio da Empresa Arauco, da Cooperativa Civia e da Unopar que estiveram presentes durante o seminário.
Professores realizaram oficinas
Outro ponto positivo do encontro foi a realização de oficinas pelos próprios professores do município. Os professores realmente deram um show a parte e conseguiram multiplicar o conhecimento, cada um na sua área, de forma lúdica e interativa. Confira as oficinas e os profissionais envolvidos:
- Jonas da Silva de Sousa e o Monitor Nilson João dos Reis que realizaram a oficina de Xadrez;
- Edilene de Fátima Nenemann e Cândida de Lourdes Simões Bineck realizaram a oficina de Teatro “O primeiro ato”;
- Selma do Rocio Luiz Rocha e Catarina Michel Adenil Ferreira Pereira realizaram a oficina “Como preparar atividades diferenciadas para alunos com diagnóstico”;
- Bianca Adelita de Lima Costa e Luciane Schroeder realizaram a oficina de Contação de História;
- Norilda Grossl Sacht fez a oficina sobre o Método das Boquinhas
- A fonoaudióloga Maria da Gloria Ribas fez a oficina sobre o desenvolvimento da fala na criança;
Viviane Miriam Balansin Rutz fez a oficina “Magistério não é profissão, é vocação”;
- As monitoras de Educação Infantil Caroline Mathilde Dziedzic e Isadora Carolina Zeszotko realizaram a oficina “Tecnologia em sala de aula;
- Eneliz Buba e Eli Luani Anton realizaram a oficina de Musicalização;
- Airton Leite Bastos falou sobre “A influência do professor nesse novo tempo”;
- Braulio David Batista da Cruz Junior que falou sobre “Educação Financeira”.