Eleições 2024: veja como foi o debate com os candidatos a prefeito de Araucária
Na noite de ontem (24/09), o jornal O Popular organizou e mediou o primeiro e único debate dos concorrentes ao cargo de prefeito de Araucária.
O cargo está sendo disputado por 10 candidatos, e destes, 9 participaram do debate: Albanor Zezé (Podemos), Marjorie Ferreira (MDB), Fábio Alceu (PSB), Samuel Almeida (PT), Genildo Carvalho (Cidadania), Gustavo Botogoski (PL) Irineu Cantador (DC), Juliano Borghetti (PP) Rafael Dantas (PRD). Apenas um dos 10 candidatos não quis comparecer no debate.
A discussão foi dividida em 5 blocos, sendo o primeiro a apresentação dos candidatos, ordenadas por sorteio, tendo em seu segundo bloco perguntas baseadas em temas macros, como saúde, educação, segurança, cultura, meio ambiente.
O terceiro bloco foi pautado por perguntas feitas por órgãos atuantes na cidade, como SISMMAR, SIFAR, ACIAA e até próprio jornal O Popular.
O quarto bloco foi dedicado aos assuntos cotidianos da cidade, como a "rachadinha", amplamente discutida devido às investigações e condenações de vereadores e ex-assessores; a gestão do Hospital Municipal de Araucária, que atualmente não suporta a demanda da população; a "indústria da multa", referente ao uso de radares móveis, considerada ineficiente por todos os candidatos; a questão dos moradores de rua, diante do expressivo crescimento dessa população na cidade; e o empreendedorismo, com foco na atração de novas empresas para o município.
O último bloco conteve as considerações finais e a apresentação da carta compromisso Pacto pelo Futuro de Araucária, apresentada pela diretoria da AECIAR. O documento consta 29 compromissos com o município durante a gestão e foi assinado como compromisso pelos 9 candidatos presentes e ficará exposta na secretaria da AECIAR para possível assinatura do candidato Cláudio Bednarczuk (União).
Durante os intervalos, também foi promovida uma resenha comentada por representantes da Rádio Plug, do Portal Araucária no Ar e de O Popular do Paraná, na qual faziam observações sobre as pautas e os discursos dos candidatos.
Muitas pessoas que assistiam a transmissão pelas redes sociais do O Popular, comentaram que em diversas perguntas os candidatos desviavam da temática e acabavam não respondendo sobre pautas importantes para a cidade. Contudo, o debate ocorreu de maneira pacífica na maior parte do tempo, com poucos ataques pessoais e descontroles dos candidatos.
Por Lohana Lisboa — Redação do "O Reporter PR".
onfira a baixo todo o debate