Em breve produtores de Piên poderão vender no Ceasa

Produtores de Piên e região buscam a cada dia diversificar sua produção, porém, uma das grandes dificuldades encontradas está na comercialização deste produto. Para buscar com que os pienenses possam vender sua produção, o prefeito Maicon Grosskopf esteve em Curitiba reunido com o presidente do Ceasa, Eder Eduardo Bublitz. Participou também da reunião o secretário de Governo Josnei Grosskopf e o chefe do Chefe do Núcleo Regional da SEAB em Curitiba, João Carlos Rocha Almeida.

Na reunião o prefeito apresentou um pouco do cenário agrícola de Piên e também falou sobre a realidade que a agricultura familiar do município vive. “Nós temos uma agricultura forte, temos produção de qualidade mas temos dificuldade em vender toda esta mercadoria”, disse Maicon. Ele explicou ainda que a prefeitura de Piên está trabalhando na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), mas que tem potencial produtivo para muito mais.

“Temos uma localização privilegiada, vemos aqui na rodovia caminhões e caminhões transportando produtos para o Ceasa e nosso produtor não consegue acesso para vender”, frisou Maicon. Piên é localizado a cerca de apenas 90 quilômetros de Curitiba e tem ligação com a BR 116 através da Rodovia Estadual PR 281. Essa localização beneficia o acesso ao Ceasa e é um dos benefícios para escoar a produção pienense.

Para o Ceasa o incremento de agricultores de Piên também é importante, uma vez que lá são recebidos alimentos produzidos em diversos locais do país, e muitas vezes acabam chegando com baixa qualidade. “Recebemos produtos de outros estados e com toda certeza temos interesse que a agricultura familiar de Piên faça parte do grupo de comerciantes do Ceasa”, disse o presidente Eder Bublitz.

Dentro do Ceasa está o Mercado do Produtor, que é um elo na cadeia de comercialização hortigranjeira, pois auxilia os produtores nas operações comerciais, estimulando melhores arranjos para o processo de comercialização. E é neste local que o presidente da entidade garante que irá abrir espaço para a comercialização da produção do agricultor de Piên. “Vamos abrir um espaço para que o produtor possa vender sua produção na pedra”, falou Eder Bubliz. Ele ainda ressalta que em breve estará em Piên para conhecer de perto a agricultura da cidade e dar encaminhamento na parceria com o município.