Em mais um apoio a pequenas queijarias, Prefeitura de Araucária vai fornecer tanques pasteurizadores de leite

O trabalho sério em Araucária já resultou em dois ouros e um bronze em um concurso estadual de queijos.

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), vai fornecer tanques pasteurizadores de leite às produtoras regularizadas do projeto Queijarias de Araucária. O processo de pasteurização é muito importante para eliminar os micro-organismos que podem representar risco à saúde. Mas o investimento para esse tipo de equipamento pode não ser muito acessível a quem está começando. Esta será mais uma ação de apoio às pequenas queijarias regularizadas com o acompanhamento técnico da Prefeitura. Hoje, essas pequenas queijarias podem vender sua produção de queijo e outros derivados de leite no município atendendo às normas legais de produção e de rotulagem, garantindo a qualidade do produto e as informações que o consumidor precisa saber. O trabalho sério já resultou em dois ouros e um bronze em um concurso estadual de queijos.

Os equipamentos, com capacidade para 50 litros, serão adquiridos por meio de processo licitatório já aberto pela Prefeitura. Os pasteurizadores serão entregues gratuitamente aos produtores e permanecerão com eles enquanto fizerem parte do programa. O projeto Queijarias visa, além da saída da informalidade (regularização) desses pequenos negócios, a segurança sanitária, a geração de renda, o combate ao êxodo rural com a permanência das famílias no campo, a valorização dos produtos e tradições locais e também a valorização da mulher rural, já que todas as queijarias participantes são comandadas por mulheres.

REGULARIZAÇÃO – Com o trabalho de orientação e de acompanhamento pela Prefeitura/Agricultura (SMAG) ao longo de um ano, pequenas queijarias artesanais de Araucária, hoje, podem vender sua produção de queijos e outros derivados de leite no município atendendo às normas legais de produção e de rotulagem. A produção de queijo pode ser uma solução lucrativa para o excedente de leite numa propriedade. O trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), tem foco pequenos produtores rurais. E quando se fala em pequenas queijarias em Araucária é importante destacar que são propriedades rurais, de diferentes localidades, muitas não chegam a ter nem 10 vacas leiteiras em produção.

PREMIADOS – A participação de pequenas queijarias regularizadas no 1º Prêmio Queijos do Paraná (da FAEP/SENAR-PR, IDR-PR, Sebrae-PR e Sindileite-PR) trouxe resultados excelentes. Em um concurso com concorrentes bem experientes no mundo dos queijos, Araucária teve três premiações: OURO para um queijo tipo minas frescal e BRONZE para o seu queijo recheado com geleia de morango (chamado de 'Truskawka', 'morango' em polonês), ambos de Janete do Rocio Fila, e outro OURO para o queijo curado temperado com condimentos (bacon, salsinha e cebolinha), o “Zaprovione” ('temperado' em polonês), da produtora Irene Eliane Wolski.