Os semáforos da rodovia BR-116 no trecho localizado próximo à empresa Plastilit – que fazem as ligações entre os bairros cortados pela rodovia - , assim como o acesso à Vila Baldan, próxima à praça de pedágio, não serão mais bloqueados. Esses locais receberão obras alternativas que compensarão o bloqueio no futuro . Em uma visita à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em Brasília, na tarde de quarta-feira (22), o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, se encontrou com o superintendente da Agência, Sergio Lobo, e garantiu o não fechamento desses locais. Participaram da reunião o secretário de Obras e Meio Ambiente, Marcelo Pelanda e o deputado federal Luiz Nishimori. O prefeito também fez reuniões com parlamentares onde entregou projetos e propostas de obras em diversas áreas, assim como, recebeu a garantia de recursos originados de emendas federais.
Segundo Márcio, a reunião com a ANTT foi positiva e trouxe mais tranquilidade aos moradores. “Conseguimos com que fossem carimbadas obras nesses locais, os semáforos continuarão da mesma forma em que estão e eles não poderão ser bloqueados sem ter a garantia de uma nova obra, mesmo que isso leve algum tempo, eles entenderam que não poderão ser travadas algumas dessas passagens”, disse.
O prefeito afirmou, porém, que haverá uma contrapartida. “A Autopista poderá fazer um retorno em nível, e no caso da Vila Baldan, poder ser realizado algum aparato para a população garantindo a toda a população o direito de ir a Curitiba ou outro deslocamento sem que precise pagar pelo pedágio”, disse.
O secretário Marcelo Pelanda disse que o saldo foi positivo. “Saímos muito satisfeitos da reunião, principalmente pela projeção do que pode acontecer no futuro, com obras alternativas à atual situação”, afirmou.
Para Marcio, o crescente desenvolvimento do município faz com que ele seja visto de uma forma diferenciada. “Temos que tratar esses assuntos de Fazenda Rio Grande com certa calma, no sentido em que a cidade precisa ter um olhar diferenciado, ela cresce, se desenvolve, temos empresas chegando e não poderiam ser trancados esses locais”, afirmou.
Com relação à execução das obras, o prefeito disse que serão realizadas novas reuniões com os representantes da concessionária. “Isso (bloqueio) não é uma culpa da Autopista, eles estavam no cumprimento de um cronograma que dizia que ela precisava bloquear, mas conseguimos por meio dessa proposta do secretário alterar essa situação e poderemos buscar recursos e também garantir todas as obras de mobilidade e manutenção de acessos a toda população”, concluiu.