Empresa Privada passa a fazer segurança de terminais metropolitanos

   

Casos de vandalismo, fura-catracas, pequenos furtos e até mesmo uso de drogas no interior dos terminais de ônibus metropolitanos estão com os dias contados. Isso porque um trabalho realizando pela Comec, em parceria com as empresas operadoras do sistema,  buscou identificar quais terminais apresentam situações de segurança mais críticas e assim realizar a contratação de Empresas de Segurança Privada para atuarem nos locais.

A ação funcionou de forma experimental nos terminais Maracanã e Guaraituba, ambos em Colombo, e a partir desta semana foi ampliada também para os terminais Central e Cachoeira, de Almirante Tamandaré.

Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, o objetivo é dar mais segurança para o usuário. “Infelizmente enfrentamos algumas realidades onde o cidadão de bem não se sente seguro até mesmo dentro do terminal, e isso é muito ruim. O poder público tem a obrigação de atuar nestes casos e essa foi a forma que encontramos de dar essa resposta ao cidadão que paga pela tarifa e depende do transporte coletivo. O retorno que tivemos em Colombo foi muito positivo e a ideia agora é ampliar a ação, sempre buscando identificar onde estamos enfrentando esse problema e garantir a segurança do usuário em primeiro lugar”, destacou o presidente.

Para o comerciante Sérgio, que a 17 anos possui uma lanchonete no local, o terminal é outro. “Era triste de ver. Tinha muito fura-catraca, as vezes faziam festa na praça em frente e entravam no terminal quebrando tudo. Era terra de ninguém. Melhorou muito. É outro terminal”.

O presidente destacou ainda que a ação busca garantir também a manutenção dos terminais que foram recentemente reformados e receberam novos veículos. “Tivemos recentemente a reforma da estação do ligeirinho e os novos veículos entregues no ano passado. A nova segurança ajudará a manter este investimento também. Até mesmo o quadro de avisos com os horários dos ônibus voltou a ser publicado. Antes estava completamente destruído”.

A empresa irá atuar no terminal 24h e outros terminais ainda serão estudados para receber a ação.