Encontro repassa informações para famílias acolhedoras de Piên

Encontro com famílias acolhedoras de Piên (Da Assessoria)

Da Assessoria

A Secretaria de Assistência Social, promoveu um encontro com as famílias acolhedoras de Piên, que faz parte da capacitação continuada de famílias acolhedoras, trabalhando sobre o perfil da criança e do adolescente acolhido, o tipo de família acolhedora e a missão de cada família. O acolhimento de crianças e adolescentes que vivenciam situações de abandono ou violação de direitos, é um assunto que precisa ser amplamente discutido no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Bem como no meio científico-acadêmico e jurídico, para que possam ser elaboradas diretrizes que garantam o direito à convivência familiar e comunitária.

A reunião foi conduzida pela coordenadora do programa, psicóloga Tatiane Andreza Katzer. Ela é a responsável pelo encaminhamento das crianças para estas famílias até que eles retornem à suas famílias de origem ou sejam encaminhados para adoção. Por isso a importância de repassar informações para as famílias que cuidam destas crianças neste período, entendendo cada caso e auxiliando no desenvolvimento afetivo e psicológico do acolhido. O programa Família Acolhedora permite que as famílias recebam, em suas casas, crianças e adolescentes afastados do convívio da família biológica.  A família selecionada acolherá a criança ou adolescente por um período, até que a família de origem esteja apta a cumprir novamente sua função de cuidado e proteção, ou até que a criança seja legalmente adotada por outra família.

Em Piên, oito famílias estão cadastradas para receber estas crianças, estas famílias passam por um rigoroso critério de seleção até que sejam habilitadas. Também é realizado o acompanhamento destas famílias com capacitações constantes. “Essas famílias são muito importantes e são anjos que estão dispostas em acolher essas crianças do município em um momento muito delicado”, comentou Katia Rudnick, secretária de Assistência Social.