Em janeiro a coordenadora da segunda regional da saúde metropolitana Alaerte Leandro Martins, esteve em Mandirituba para acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município no atendimento as mulheres na atenção primaria, e do vinculo entre a equipe de saúde e as gestantes.
O prefeito Luis Antonio e a secretaria de saúde Gyzelli Leal, acompanharam de perto as orientações da coordenadora, que explanou os procedimentos às enfermeiras das UBSs – Unidade Básica de Saúde, as quais são responsáveis pelo acolhimento e o acompanhamento das gestantes desde o início da gestação até puerperio (42 dias após o parto). Segundo dados do Sisprenatal – Datasus, atualmente estão sendo atendidas em Mandirituba mais de 170 gestantes.
A secretária municipal de saúde Gizelly Leal, destacou a importância desse trabalho que vem sendo oferecido na atenção primária pelas UBSs, “Além das gestantes receberem uma atenção mais específica e um acompanhamento mais eficaz, a criação do vínculo entre as gestantes e as enfermeiras tem trazido resultados positivos” conclui a secretária.
Além desse monitoramento realizado em Mandirituba, os hospitais do Rocio em Campo Largo e do Trabalhador em Curitiba também estão em sincronia para os atendimentos necessários para gestantes de baixo e alto risco.