Paraná declara Estado de Epidemia de Dengue
Da Assessoria
Devido ao aumento exponencial no número de casos de dengue em todo o Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde declarou na terça-feira (19/04) estado de epidemia de dengue. Isso significa que há manifestação coletiva da doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, e que pode se extinguir após um período.
Desde o início do período epidemiológico, em agosto do ano passado, o Paraná registrou mais de 80 mil notificações e cinco mortes por dengue.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o boletim semanal informa que há casos notificados de dengue em 365 municípios, com casos confirmados em 287 cidades. Em uma semana, houve aumento de 39,86% nos casos confirmados, passando de 16.560 para 23.161.
Ainda conforme a Sesa, as macrorregiões oeste e norte do estado concentram o maior número de casos confirmados de dengue.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, Fazenda Rio Grande, é considerado um município não infestado pelo Aedes Aegypti, por não apresentar focos, entretanto, a diretora alerta que municípios próximos já apresentam infestação.
“Para mantermos Fazenda Rio Grande livre da doença, realizamos um trabalho contínuo por meio das equipes de endemias, mas precisamos do engajamento de todos na limpeza dos quintais e eliminação de qualquer objeto que possa acumular água. A dengue também mata e, não queremos divulgar notícias de casos graves ou óbitos no nosso município, por isso pedimos o apoio de toda a população em mais esta luta de combate ao mosquito Aedes Aegypti”, comentou.
“Nossas equipes estão capacitadas para o atendimento de casos suspeitos, com protocolos atualizados ainda este ano”, concluiu.