Equipe do Jornal O Repórter é homenageada pelo vereador Jornalista Márcio Barros

Por: Dayanne Wozhiak

Em uma noite memorável, de encontros e muita emoção, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) homenageou 53 profissionais do jornalismo policial da região na Câmara Legislativa de Curitiba. Entre eles, receberam a premiação três repórteres da equipe Jornal O Repórter – Pedro Silva (Bala), Márcio Camargo e Cristiano Vaz. A homenagem foi realizada na última terça-feira (9) e fez menção à passagem do Dia do Jornalista, no dia 7 de abril.

Presidindo a sessão solene, Márcio Barros se emocionou ao falar da profissão que já lhe rendeu muitas histórias para contar. Em seu discurso, ele citou que gostaria de homenagear a todos os colegas de profissão, mas que teve que escolher uma editoria e ficou, então, com aquela que é considerada o “primo pobre do jornalismo”, que são também os que mais se arriscam, entrando em áreas perigosas, sendo ameaçados e tendo equipamentos quebrados, muitas vezes, ao ir em busca da informação. Segundo ele, os profissionais de “instinto apurado, estômago forte e inteligência emocional em dia”.

Já em entrevista à nossa equipe, Barros comentou que o jornalismo policial aproxima o repórter da realidade das pessoas, seja a pessoa ferida, a mãe que perdeu um filho, ou o policial e equipe de socorristas na ativa. Ele disse que é impossível não se sentir nostálgico ao lembrar das dificuldades envolvidas no ofício que, por vezes, segundo ele, é invisível.

Leia mais:

Abertas as inscrições para a 19ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa

Secretaria de Agricultura de Piên tem novo secretário

“O coração está aquecido. O objetivo era esse, reunir grandes jornalistas, repórteres, radialistas, cinegrafistas, fotógrafos que trabalham no setor policial, que às vezes não são reconhecidos. Quando a matéria vai para o ar, seja na televisão ou no rádio, de manhã ou na hora do almoço, quem está assistindo/ouvindo não sabe que aquele profissional, para produzir aquilo, passou a noite inteira acordado, no frio, ou teve que andar quilômetros e quilômetros para conseguir aquela informação”, enfatiza.

Segundo o vereador, já foram vários anos passando o dia 1º de janeiro em postos de combustível, esperando situações para cobrir, entre outros feriados e finais de semana longe da família.

Pedro Bala, diretor-presidente do Jornal O Repórter, lembra com carinho de ter conhecido o colega Márcio Barros em uma dessas ocorrências. Bala, porém, tem uma história diferente com relação ao trabalho versus família: “Eu estava até pensando ‘ué, eu sendo homenageado?’ Mas aí eu lembrei de como eu criei os meus filhos, levando eles comigo para os locais de crime, e sempre apostando qual seria a causa da morte. Geralmente, era droga. Hoje, nenhum deles fuma um cigarro. Foi um tratamento de choque! Bom, eu lembrei disso e percebi que talvez eu pudesse ser homenageado mesmo”, brinca.

Cristiano Vaz, responsável por fazer o giro policial no Programa Café com o Bala toda manhã, após uma longa noite acordado para conseguir as informações necessárias, comenta que esta é a primeira vez que recebe uma homenagem, em mais de 22 anos de profissão.

“Hoje eu posso dizer assim ‘mãe, pai, tudo aquilo que vocês quiseram, está aqui na minha mão’. Isso aqui é o fruto de muito trabalho”, comemora. Vaz agradeceu ainda à equipe do Café com o Bala e outros veículos para os quais já prestou ou ainda presta serviço, como a Banda B. “Eu tentei ser locutor esportivo, mas o jornalismo policial está no sangue. Você entra num carro, e faz a primeira matéria, você não sai mais”.

Quem também foi premiado é o repórter Márcio Camargo, que há anos contribui com o Jornal O Repórter e, atualmente, também com o Programa Café com o Bala. Ele já passou por outras emissoras e fez sucesso na tela do 190, programa dedicado ao setor policial em Curitiba e RMC.

“Quero agradecer de coração ao Márcio Barros, vereador que prestou essa homenagem a cada um dos nossos colegas. A nossa classe, infelizmente, é desvalorizada. E o Márcio, com essa homenagem, trouxe muita alegria para cada um de nós”, menciona Camargo.

Ele aproveitou ainda para agradecer ao time do Jornal O Repórter: “Se o Márcio Camargo está na TV ainda, é porque temos a valorização do Pedro Bala, que nos valoriza e nos motiva a cada dia. Eu sempre falo que eu queria ter 10% da coragem do Pedro, que eu estaria muito bem”, agradeceu.

A sessão contou com a presença de grandes nomes do jornalismo policial, além de representantes da segurança pública de todo o estado. Entre eles, representando o governador Ratinho Junior, o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado do PR, Santin Roveda.

Em sua fala, ele elogiou o trabalho de todos os profissionais e sua relevância para a sociedade: “A gente celebra, na noite de hoje, não apenas os contadores de histórias, mas os guardiões da verdade, em uma era onde a clareza é, muitas vezes, escurecida pelas sombras da desinformação. O jornalista é a primeira linha de defesa da nossa democracia”, destacou o secretário.