Espetáculo “A Bela e a Fera” terá apresentação gratuita em Curitiba

“Era uma vez...”. É desta forma que histórias infantis como contos de fadas e fábulas eram introduzidas às crianças num passado recente. Os tempos são outros e as histórias também; e com o objetivo de contextualizar clássicos de literatura infantil dentro de dilemas contemporâneos, a Guanabara Produção Cultural e o Ministério da Cultura apresentam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez... Eram duas, eram três”, entre os meses de abril e outubro, com montagens adaptadas pela companhia de teatro Cia Abração. Ao longo de 2025, serão 18 apresentações gratuitas, com seis espetáculos diferentes, no Teatro Bom Jesus, em Curitiba. Na segunda atração do megafestival, que será exibida nos dias 09 e 10 de maio, o público terá a oportunidade de conferir uma adaptação do clássico “A Bela e a Fera”.
A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que as famílias se identifiquem com os personagens e diálogos. Temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade são trabalhados. “Queremos cumprir o papel do teatro em levar as cenas para fora dos palcos e ser um espaço de transformação por meio da arte”, comenta Carolina. As escolhas dos espetáculos foram feitas com base nos clássicos mais reconhecidos pelo público infantil, ao total são 6 peças, uma por mês: “O Mágico de OSS”, “A Bela e a Fera”, “Pinóquio”, “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan” e “Flautista de Hamelin”. A execução dos espetáculos conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica, um quadro técnico altamente capacitado, para garantir uma experiência única e inesquecível para as famílias.
O espetáculo “A Bela e a Fera”, uma releitura do clássico da literatura mundial, traz a história com uma “cara de Brasil”, vivida no contexto dos bailes de carnaval, com características culturais, códigos e musicalidade que passa pelo samba, marchinhas e frevo. Na história adaptada, a jovem Bela pede a seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o Samba da Rosa. Infelizmente, o pobre homem escuta um samba vindo do castelo da terrível Fera. A trama leva a uma reflexão sobre a importância da música e da poesia na construção das relações humanas subjetivas, essenciais e valorosas.
A peça “A Bela e a Fera”, que integra a programação oficial do festival “Era uma vez... Eram duas, eram três”, contará com três apresentações no Teatro Bom Jesus, na sexta-feira (09), a partir das 9h30 e das 14h30, em exibições exclusivas para escolas públicas; e no sábado (10), a partir das 15h, com público livre.
Confira a agenda completa do festival "Era uma vez...Eram duas...Eram três" na cidade de Curitiba:
- O Mágico de Oss: 25 e 26 de abril – JÁ REALIZADO
- A Bela e a Fera: 9 e 10 de maio
- Pinóquio: 6 e 7 junho
- Alice no País das Maravilhas: 8 e 9 agosto
- Peter Pan: 26 e 27 setembro
- Flautista de Hamelin: 17 e 18 outubro