Estado anuncia construção da 1ª Cidade do Idoso em Irati

Primeiro hospital seráem Irati (Divulgação)

AEN PR

O município de Irati, localizado nos Campos Gerais, vai ganhar um complexo exclusivo para atendimento da terceira idade. A Cidade do Idoso reunirá em um mesmo ambiente, durante o dia, atividades físicas, atenção à saúde específica para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social.

A assinatura do convênio, último passo antes do processo de licitação da obra, foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e pelo prefeito do município, Jorge Derbli (PSDB), nesta terça-feira (05). A estimativa é que a obra possa começar ainda neste ano, com prazo de duração de 12 meses. O investimento por parte do Governo do Estado será de R$ 8,5 milhões. “Estamos falando de um projeto fantástico, que vai além dos cuidados da saúde. Permitirá aos idosos interação, recreação e lazer, com aulas de hidroginástica, esporte e tantas outras possibilidades. Oferecerá um serviço completo para nossos idosos”, afirmou o governador. Irati será a primeira cidade a receber o projeto, mas a intenção, destacou Ratinho Junior, é espalhar a ação pelas diferentes regiões do Estado. “Queremos expandir e beneficiar o maior número possível de pessoas da terceira idade”.

A Cidade do Idoso vai funcionar na área atualmente ocupada pelo Centro de Tradições Willy Lars, um espaço com aproximadamente 2,5 alqueires. Será integrado ao Centro de Eventos do município, já em construção, que terá capacidade para 3 mil pessoas e recebeu investimentos de R$ 4 milhões do Governo do Estado. “O idoso pode passar o dia no local, entre as mais diversas atividades. O Centro de Eventos funcionará como um ponto de apoio, para a organização de bailes, festas e outros tipos de recreação”, disse Derbli.