"Estamos no caminho para ter uma delegacia excelente", diz delegado Fabio

Após meses e meses de atraso, as obras da construção da Delegacia Cidadã de Fazenda Rio Grande estão acontecendo e poderá ficar pronta em meados de agosto deste ano. Segundo o delegado Fabio Machado, a Delegacia Cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços específicos e reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário. “Com esta nova modalidade no atendimento, será implantado um novo modelo de acolhimento às pessoas que precisam de nossos serviços”, coloca Fabio. De maneira serena, o delegado atribui os bons resultados alçados a um conjunto de fatores, tais como, ao empenho do governador Beto Richa e do secretário Wagner Mesquita, os quais assumiram a missão de atender e solucionar as demandas no quesito segurança públicas, e ao trabalho desencadeado por agentes, escrivães, investigadores e todos aqueles que fazem parte da equipe da Polícia Civil em Fazenda Rio Grande. Desde que assumiu a delegacia no meio do ano de 2014, Fabio sempre procurou humanizar o espaço dos presos. “Eles cometeram crimes e devem ser responsabilizados. Mas devem pagar a pena em ambientes melhores. As condições das nossas celas eram insalubres, desumanas. Com a Delegacia Cidadã, todos os presos serão levados para as penitenciárias e teremos tempo de cuidar de inquéritos e investigações acerca de crimes acontecidos em Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul.

Enquanto seguem as obras da nova delegacia, o delegado Fabio comemora a diminuição do número de crimes no município fazendense. Ele acentua que o número de homicídios caiu em média 70% em relação há anos anteriores. De acordo com os registros da Polícia Civil, em 2016, foram cerca de 30 crimes. Em anos anteriores, eram cometidos aproximadamente 50 crimes. “Comparando os trimestres (novembro, dezembro e janeiro) de 2015, 2016, 2017, verificamos uma redução de mais de 70% nos índices. Claro que temos alguns problemas, mas em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Militar estamos minorando a criminalidade no município”, destaca. Fabio, explica que um dos motivos que levaram a diminuição deste número é a prisão de pessoas envolvidas com o crime. Ele  afirma que o perfil da maioria das pessoas assassinadas na cidade tinha envolvimento. “A grande maioria, cerca de 90% das vítimas, é envolvida com a criminalidade”, afirma.

Com 14 investigadores, escrivães e outros servidores, Fabio Machado destaca que a equipe vem trabalhando efetivamente para a solução de crimes. “Nossa equipe é excelente e agradeço cada policial pela sua dedicação. Eleito vereador no pleito de outubro de 2016, Fabio disse que vai defender cada cidadão num todo. “Como delegado e agora vereador, teremos maior poder e vamos buscar os recursos necessários para tornar a nossa segurança melhor. Buscaremos ampliar as parcerias. Nosso objetivo é tornar cada vez mais segura Fazenda Rio Grande. O povo quer tranquilidade e buscaremos oferecer isso a cada habitante”, finaliza Fabio Machado.