Fazenda Rio Grande
Estratégias e inovações para acompanhar o desenvolvimento
Publicado: 26/01/2020
Autor: oreporter
Por Ale Belini
Os anos estão passando, Fazenda Rio Grande se desenvolvendo e muitas das empresas que nasceram no município acompanham esse crescimento com os olhos voltados para o futuro. É o caso da Escola Monteiro Lobato, marca legitimamente fazendense, assim com as suas sócias, as irmãs Alessandra e Ariane Quirino.
São 20 anos de história, Mais do que manter a prestação de um bom serviço, com o passar do tempo, a escola precisou se reinventar e inovar diversas vezes. A chegada de novos empreendimentos, dos mais variados ramos, incluindo o de educação, foram determinantes para que supermercados, lojas e a própria Monteiro pensassem em novas estratégias e buscassem novos rumos para se manterem no topo.
“Nós não podemos ficar paradas, porque entendemos que inovação faz parte do nosso mercado e quem não inova acaba fechando ou ficando para trás”, diz Alessandra, destacando que as duas estão sempre atrás de novidades e garimpando referências.
Conhecer outra escolas, seja em Fazenda Rio Grande, em Curitiba e até mesmo fora do país, olhar os uniformes, ver a tecnologia, aprender como tudo funciona e acompanhar canais virtuais são algumas das estratégias que mantém a Monteiro Lobato à frente de seu tempo. “A gente sempre procurou se posicionar, mesmo antes da vinda das grandes redes”, lembra Ariane.
O trabalho desenvolvido na Monteiro Lobato gerou frutos e possibilitou, em 2017, que as irmãs investissem também na instalação de um polo de ensino superior a distância na cidade. “A gente viu uma oportunidade, vestiu a camisa e estamos mais uma vez trabalhando com educação, porque é o que a gente sabe fazer”, orgulha-se Ariane.
Nova sede
Os voos alçados possibilitaram ir mais longe e as fazendenses aguardam ansiosas pela construção da nova sede da escola, que tem previsão de inauguração no 2º semestre de 2020.
O prédio será construído onde já funciona a empresa, mas a mudança será total. Com uma arquitetura moderna e futurista, o espaço passará de 400 m² e 7 salas de aula para 900 m² e 12 salas, ou seja, dobrará de tamanho.
“A ideia é melhorar não só para aumentar a capacidade, mas para otimizar a qualidade de atendimento”, Alessandra faz questão de enfatizar. Na nova estrutura, os alunos terão também sala de apoio, anfiteatro, sala de cinema, refeitório, quadra esportiva, parquinho, horta, entre outros diferenciais.
Ariane esclarece que além da inovação física, destacam-se as inovações de ensino: aulas de robótica, educação financeira e inglês são algumas ofertas curriculares da Monteiro Lobato.
O perfil do fazendense
Para as empresárias, Fazenda Rio Grande tem sido uma verdadeira terra de oportunidades e algumas características tornam a sua relação com o município mais do que especial. Ariane e Alessandra acreditam que, apesar do crescimento acelerado dos últimos tempos, a cidade ainda carrega fortes características de cidade pequena, onde as pessoas se conhecem e gostam de consumir o que é local.
“O cliente quer consumir aqui, ficar mais aqui, ter mais qualidade de vida, morar perto e estudar perto.
Antigamente, as crianças iam para curitiba em busca de educação de qualidade, mas isso tem na cidade hoje”, observa Ariane, lembrando da simplicidade de uma população que antigamente fazia suas compras em armazéns e aguardava ansiosa pela passagem do ònibus na rua em frente de casa. De acordo com as meninas, ser local ainda é um diferencial em Fazenda Rio Grande.
https://youtu.be/14vJzQlFxfE