Tijucas do Sul
Evanilde promete governar a prefeitura com determinação e transparência
Publicado: 12/08/2016
Autor: oreporter
Investir em políticas de capacitação profissional e de geração de emprego. Para a candidata a prefeitura, professora Evanilde Maoski Valaski (PMDB), estes são os principais desafios que ela enfrentará no comando da prefeitura, caso seja eleita em 2 de outubro. Responsável pela transformação da educação em Tijucas do Sul nos últimos anos, a candidata se diz preparada para enfrentar os percalços de administrar um município pequeno, cuja receita não é das melhores. O candidato a vice escolhido pelos convencionais, é Paulo Claudino (PTB), sendo que a coligação “Unidos por Tijucas do Sul!” conta com os apoios do PMDB, PTB, PDT, PPL, PP, DEM, PMB, PROS, PR e PT. São três coligações, com 46 candidatos ao Legislativo.
Professora há quase 30 anos da rede municipal de educação, criada em Tijucas do Sul, Evanilde conquistou melhorias acentuadas nas escolas públicas, fato que fez o município crescer no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, por conta da formação continuada e qualificação dos educadores. “Após promover melhorias nas escolas, garantindo a qualidade na educação, nosso índice melhorou acentuadamente”, certifica a candidata, que faz questão de ressaltar os investimentos nos profissionais. “Todos os anos, levamos os professores e servidores da educação, a participar de cursos de qualificação. Isso melhorou, em muito, a nossa educação. Sou feliz por ter contribuído para esta melhora”.
Participação popular, transparência, valorização da saúde, acessibilidade, educação, segurança, saneamento básico, pavimentação de ruas e melhorias na área rural, com conservação de estradas, são prioridades defendidas por Evanilde. Em entrevista ao O Repórter, a professora destaca a importância de construir um plano de governo que entenda os anseios da população. “Estamos aqui para aprofundar a discussão com participação popular, porque acreditamos em um plano de governo participativo, construído a muitas mãos. Ao discutir a cidade e elaborar o que estamos pensando sobre Tijucas do Sul, queremos agregar os diversos segmentos: saber o que o empresariado pensa, o que busca a população, quais as carências culturais da cidade, saber os anseios de toda a população. Quero uma administração de portas abertas, governando perto das pessoas”, pontua.
A professora Evanilde destaca ainda a importância de estar lado a lado do povo que precisa de uma administração sensível e eficiente. “Tenho procurado ouvir os anseios das comunidades, de cada cidadão. Todos reconhecem o bom governo do prefeito Gringo e a maioria absoluta quer que este trabalho seja estendido em nosso governo. Assim será. Onde ando ouço as pessoas falando do nosso bom trabalho frente as escolas, onde fui diretora e professora e, principalmente como secretária de Educação. Muito foi feito e muito precisa ser feito pela nossa população, especialmente para os jovens. Uma das prioridades é atrair mais e mais empresas, garantindo empregos para nossos jovens, que além de ficar junto à família, precisa de atividades culturais e de lazer. Prometo fazer um bom governo para o povo tijuquense”, finaliza Evanilde.