Expansão dos exames domiciliares em Fazenda Rio Grande
Fazenda Rio Grande expande seu trabalho de exames domiciliares para mais bairros da cidade.
Agora além dos bairros Santa Terezinha e Gralha Azul, agora entram na lista do trabalho da saúde, os bairros Iguaçu e Eucaliptos, mas o projeto visa logo estar presente em todos os bairros de Fazenda Rio Grande.
Desde seu inicio, já foram realizados exames em mais de 35.000 pessoas. Entre os exames que são realizados gratuitamente, estão: testes rápidos de glicemia, colesterol, hepatite B, risco de câncer de próstata / risco de câncer de mama, troponina cardíaca (risco de infarto), espirometria (capacidade vital pulmão), exame de urina, aferição de pressão e batimentos cardíacos.
Em caso dos testes apresentarem alguma alteração que indiquem alguma doença pré-existente, os dados vão ser encaminhados diretamente para a Unidade Básica de Saúde referência do paciente, e logo o tratamento é iniciado.
Uma informação importante e que trás um novo olhar referente a saúde dos fazendenses, é que nos dados coletados nesta primeira etapa dos exames domiciliares apontam que cerca de 52% dos cidadãos atendidos não tem o costume de fazer exames preventivos.
Além de realizar exames e encaminhar os moradores às UBSs, o programa também tem como objetivo traçar um perfil da população de Fazenda Rio Grande, abrangendo aspectos sociais e de saúde. Essas informações orientam o planejamento e o desenvolvimento das futuras políticas públicas de saúde no município.
Fonte: Prefeitura de Fazenda Rio Grande