Famílias tem suas vidas transformadas como novos lares em Guaraqueçaba

Nove famílias quilombolas de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná receberem nesta quinta-feira (28) as chaves dos seus novos lares, em uma entrega técnica que foi realizada pela Cohapar.

Foto: Alana Piovezan

As famílias que até então moravam em casas bastante precárias, devem pagar apenas um valor simbólico de quatro prestações de R$ 342, sendo uma por ano.

Foram investidos R$ 541 mil para o projeto. Os recursos foram viabilizados em uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio do Programa Casa Fácil, o governo federal, através de Caixa Econômica Federal, e o município dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

As obras foram acompanhadas pela equipe técnica da Cohapar, responsável também pela criação dos projetos de construção. Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a prefeitura, a Companhia participou do cadastramento e do acompanhamento social das famílias beneficiadas pelo programa em todas as fases do projeto.

Sobre os imóveis: eles possuem 48 m² e são divididos em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e também área de serviço. Elas foram construídas dentro das propriedades de cada família substituindo assim as residências precárias nas quais essas pessoas habitavam anteriormente.

“Fizemos todo o acompanhamento das famílias e hoje elas recebem casas de muita qualidade. E esse é o compromisso do governador Ratinho Junior, de proporcionar moradia digna para a população paranaense", afirmou Ademir Bier, diretor de obras de Cohapar que estava presente na entrega.

Angélica da Silva Sundadozo, de 33 anos, foi uma das beneficiadas pelo programa. A trabalhadora rural que antes vivia com seu marido e os cincos filhos, em uma casa de madeira bastante simples, agora pode desfrutar do conforto e condições melhores do seu novo lar.

“É uma alegria e muito gratificante, porque a casa que a gente morava era precária, chovia e pingava muito dentro. Eu dei graças a Deus quando consegui essa. Estou muito feliz mesmo. Hoje eu posso falar que é minha casa”, comemorou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias