Fantástico mostra matéria sobre alunas que faltam aulas pela falta de absorventes
Em 2020, vereador Fernando Teixeira apresentou projeto sugerindo a entrega de absorvedoras para alunas da rede municipal
Da Redação
No dia 2 de maio último, o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou matéria especial, mostrando que uma em cada quatro alunas adolescentes, faltam aulas por estarem menstruadas e, por não ter acesso ao absorvente. Menstruação é processo natural do corpo feminino, mas ainda um tabu e cercado de desinformação. Por isso, é questão de saúde pública, e não pode ser negligenciada. Além de desinformação, falta, para muitas, dinheiro para comprar produtos de higiene, como absorventes.
Em Mandirituba, a situação não é diferente. Segundo estudos do vereador Fernando Teixeira, muitas jovens deixam de frequentar a escola em período menstrual. “É um problema sério, afinal sem o absorvente, a aluna tem vergonha e tenta se esconder, ficando em casa. A falta de absorvente provoca uma sensação de insegurança. É algo que elas sofrem sozinhas, como se fosse um fracasso, uma vergonha e, isso é o que mais choca. Fui procurado por pais e, em julho de 2020, apresentei projeto, sugerindo ao Poder Executivo o oferecimento de absorventes para alunas da rede municipal”, disse Fernando. “Foi aprovado pelo legislativo, entretanto o Poder Executivo não se manifestou dentro do prazo regimental e, na época, como presidente, promulguei a lei, que vale em Mandirituba”. Segundo o vereador Fernando Teixeira, tão logo as aulas sejam restabelecidas, visitará todas as escolas e falará com os diretores, informando a cada um que a compra de absorventes é lei e deve ser exigida. “Farei as visitas e falarei aos responsáveis pelas escolas que a compra de absorventes para alunas é direito, é lei”, finalizou Fernando.