Fazenda Rio Grande anuncia abertura da Campanha de Vacinação contra a Gripe para o dia 17 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Fazenda Rio Grande, terá início no dia 17 de abril e segue até 26 de maio. O Dia D, será no dia 13 de maio (sábado), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar 90% de cada grupo alvo da doença. Todas as Unidades de Saúde da Família do município estarão à disposição da população para a realização da vacina ao grupo etário preconizado. Deste modo, a Divisão de Vigilância em Saúde informa:

*Quem tem direito?

Estão incluídos no grupo prioritário:

Idosos acima de 60 anos, bebês de seis a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pessoas que fazem parte de grupos de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A novidade é que, este ano, professores que exercem atividades em sala de aula também poderão receber a dose.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia, explica que é preciso lembrar que após a vacinação ainda são necessários 30 dias para atingir o pico máximo de proteção, o que significa que quanto antes a pessoa se vacinar, melhor. Assim, quando chegar o período de maior circulação do vírus, geralmente entre maio e junho, os níveis de anticorpos estarão adequados.

Qual a diferença entre a gripe sazonal e a influenza A (H1N1)?

Segundo Nelcelí, essas duas, são gripes causadas por diferentes subtipos do mesmo vírus da influenza. O subtipo A (H1N1) foi o causador da pandemia de 2009 e continua circulando, bem como os outros subtipos. Os sintomas da gripe sazonal e H1N1 são parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, mas na grande parte dos casos esses sintomas são mais acentuados nos casos da influenza A (H1N1). O importante é que a pessoa que apresentar algum desses sintomas procure o serviço de saúde para avaliação clínica e se necessário, realizar o tratamento com o antiviral indicado.