Fazenda Rio Grande preparada para iniciar vacinação contra o Covid 19
Da Assessoria
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib, se reuniu recentemente, juntamente com o deputado federal Toninho Wandscheer, líder da bancada parlamentar paranaense; com o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, na sede da Sesa, em Curitiba. Após o encontro, Dr. Nassib – que fez questão de se encontrar pessoalmente com o secretário - garantiu a imunização da população de Fazenda Rio Grande nos próximos dias. “Estamos atentos à toda mobilização nacional e a nossa população será imunizada, seguindo todos os critérios, conforme a programação dos técnicos da Saúde”, comentou.
A imunização da população fazendense tem sido tratada como uma prioridade do prefeito. “Recebemos autorização do Ministério da Saúde para a aplicação de recursos próprios dos cofres municipais para garantir o processo de imunização contra a COVID-19 no município e tão logo cheguem as vacinas em Fazenda Rio Grande, no dia seguinte daremos início à vacinação da população prioritária do município”, garantiu. Durante a reunião, que contou com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Tiago Wandscheer, também estiveram presentes integrantes da assessoria técnica da Sesa. No encontro, também foram viabilizados recursos para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida.
Vacinação
A rede municipal de saúde de Fazenda Rio Grande está estruturada para dar início à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As 11 Unidades de Atenção Básica estarão à disposição para a vacinação da população que faz parte do grupo prioritário. Fazenda Rio Grande seguirá as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e da Secretaria de Estado do Paraná e irá priorizar nesta primeira etapa, trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e comunidades tradicionais (ciganos) estabelecidos no município.
Na quinta-feira (14), os técnicos da Vigilância em Saúde, que atuam no programa municipal de imunização, participaram de uma videoconferência promovida pela Segunda Regional Metropolitana de Saúde, juntamente com os demais municípios da região, onde foram discutidas questões e orientações sobre a dinâmica de imunização contra a COVID-19.
As informações serão repassadas em seguida, para toda a equipe da rede municipal de Saúde envolvida com o processo de imunização, para que esteja capacitada para vacinar a população prioritária. A vacinação será realizada em 11 Unidades de Atenção Básica; apenas as Unidades sentinelas para a COVID-19 que são Gralha Azul e Pioneiros, estarão isentas de realizar a vacina, a fim manter separados os pacientes sintomáticos respiratórios, evitando assim, a transmissão da doença no município.
Para o armazenamento e distribuição das doses, a sala central de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, já dispõe de freezer e refrigerador específico para o acondicionamento correto das vacinas que serão enviadas para as 11 Unidades de Atenção Primária do município. Ainda não é possível especificar qual será o quantitativo e quando a primeira remessa deverá chegar em Fazenda Rio Grande. Por outro lado, a Prefeitura dispõe de insumos suficientes, entre agulhas e seringas, para iniciar a campanha. O Estado já sinalizou que enviará novos itens que garantirão o término da ação.