Fazenda Rio Grande registra cinco casos de dengue em último boletim da SESA

A Vigilância em Saúde sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas caso haja a ocorrência de casos graves. (Texto e foto: AEN/Prefeitura de FRG)

De acordo com boletim semanal das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (22), o Paraná atingiu 4.110 casos de dengue, distribuídos por 238 municípios. Somente neste ano foram 1.400 casos da doença. Os números referem-se ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.

O informe divulgado nesta quarta registra 472 novos casos – desde 1º de agosto o Paraná contabiliza 7.598 casos em investigação e 47.776 notificações. O boletim semanal não traz novos óbitos, mantendo cinco mortes por dengue no Estado.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais quatro casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal são sete casos importados, três autóctones e quatro ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) ocorreram nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

Em janeiro no primeiro boletim do ano divulgado no dia 10, Fazenda Rio Grande tinha 3 casos notificados e nenhum confirmado. Porém, nesta quarta-feira com o último informe, foram relatados oito casos suspeitos e cinco confirmados. O boletim informa que não houve casos de Zika e Chikungunya, que são as doenças mais agressivas transmitidas pelo mosquito. Sobretudo, reforça o alerta para risco de dengue neste período de calor com maior ocorrência de chuvas, orientando a população quanto aos cuidados fundamentais para que o aedes não se instale no município.

“A orientação é para toda a população; que eliminem os objetos que possam acumular água. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população que, com ações simples podem contribuir para prevenção”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Nelcelí Garcia.

Quais são os sintomas da dengue?

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Caso apresente esses sinais, procure a Unidade de Saúde de referência ou a Unidade de Pronto Atendimento Municipal para avaliação médica.


Jornal O Repórter, a notícia da sua cidade!