Fim da espera: começa a pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba.
Começaram nesta quinta-feira (23) as obras de pavimentação em concreto da estrada rural que liga São José dos Pinhais a Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A obra atende a uma demanda histórica de quase três décadas e o trecho pavimentado terá 26,61 quilômetros
de extensão. O Governo do Paraná vai investir R$ 96,8 milhões na pavimentação.
O diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), Gilson Santos, acompanhado dos gestores dos dois municípios, visitou o canteiro de obras e destacou que a pavimentação beneficiará tanto o escoamento da produção agrícola quanto o turismo local. "É uma nova conexão do Estado dentro da Região Metropolitana de Curitiba, que traz ganho de tempo para as pessoas, principalmente de quem vem da região sul para o Litoral. Além disso, vai beneficiar a agricultura familiar e o turismo. Uma obra que muitos não acreditavam que ia sair e que começa hoje", celebra.
O prefeito de Mandirituba, Felipe Machado, acredita que a pavimentação vai trazer investimentos para o munícipio. "É um novo tempo que começa e essa nova infraestrutura vai fortalecer a vinda de novas empresas para cá. É um facilitador para as pessoas que hoje precisam fazer uma grande volta para cair em Curitiba e aí ir para São José. Agora teremos uma conexão direta", salienta.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, ressaltou a demanda histórica que agora será atendida. "É mais uma grande obra do Governo do Estado que vai beneficiar dois municípios. Era um grande pedido da população que as vias que ligam um bairro a outro fossem pavimentadas e essa obra vai atender três bairros de São José dos Pinhais. Somos um grande produtor de hortaliças e isso também vai ajudar os produtores", celebra
O início das obras é comemorada também por quem frequenta e mora na região. Dono de um pequeno mercado perto do canteiro de obras, João Jair Alves Pereira está animado. "Sou nascido aqui e tenho esse negócio desde 1978, desde então esperamos por isso. Há uns 35 anos teve projeto, mas não saiu. Vai ser importante para acabar com o pó que 'mata' a gente. E quando não tem pó, tem buraco. Acho que agora vai melhorar o negócio e valorizar", acredita.
A ordem de serviço para o início das obras foi emitida em 2024, durante a entrega do Terminal Metropolitano de São José dos Pinhais. Desde então, foram finalizadas as desapropriações e os preparativos da obra, que deverá ser entregue para a população em 2026.
Leia a matéria completa no jornal O Repórter, disponível na versão física nos pontos de distribuição e também em nosso site.