Fofocas picantes da política de Fazenda Rio Grande e Região
Da Redação
O vereador Marco Antônio acaba de assumir a cadeira na Câmara de Vereadores, em lugar de Júlio Beiço, que teve que se desligar do cargo, por determinação da justiça. Na maior boa vontade, Marco apresentou, nesta semana, requerimento, pedindo explicações ao Executivo (Secretaria de Saúde Municipal) sobre estoque de remédios na Farmácia Municipal.
Enfermeiro Zé Carlos, disse que o requerimento era legal, etc e tal, mas que este tipo de pedido é costumeiro no legislativo, que já teve projeto similar aprovado e que torce para que a resposta chegue à Marco. Isso sim que é dar incentivo ao recém empossado. Somar, deveria ser a palavra de ordem!
Ainda sobre o vereador Marco Antônio, no mesmo requerimento, Caio Szadkoski pediu a palavra e ao se se referir ao pedido, disse: “Marco”, é este seu nome né? Morro e não vejo tudo!
Vários projetos constavam da ordem do dia da sessão desta semana, no legislativo fazendense. O de número 77, de autoria do vereador Renan Wozniack, pede a isenção do IPTU pelas igrejas e templos que funcionam em imóveis cedidos ou alugados.
O Irmão Miranda sugeriu que o projeto fosse retirado para vistas, pois entende que “pode” ser vetado pelo Executivo. Após um “tempão”, acabou sendo aprovado. Mirandinha, uma dica! O vereador tem que votar ou reprovar, pois tem esta prerrogativa. Caso o pedido seja vetado, volta para a Câmara e os edis podem derrubar o veto. O trâmite é simples e está escrito nos anais do legislativo.
“Um ano se passaram”! De um vereador de Fazenda Rio Grande, ao usar a tribuna.
Quem esteve tomando um café com o Pedro Bala, foi o vereador de Quitandinha, Eleandro Meira de Andrade, o popular Galo. De forma descontraída, o edil mostrou sua ascensão política e os projetos pretendidos como vereador. Galo é coveiro, pedreiro e presidente da Câmara de Vereadores. Pela humildade, deve chegar longe na política.
Nesta semana, a vereadora Seandra Cordeiro de Oliveira, de Piên, apresentou indicação, direcionada ao Poder Executivo Municipal. Pede ela, para seja promovido estudo, no sentido de que seja viabilizada a correção monetária no valor do auxílio alimentação para os servidores públicos municipais. Seandra pautou, na reunião da terça-feira, três indicações e dois requerimentos.
Em Araucária, o G4, grupo de 4 vereadores de oposição, que vota tudo contra o prefeito Hissam e, consequentemente contra o desenvolvimento da cidade, continua, ao que parece, no firme propósito de pregar: “quanto pior, melhor”. O eleitor está na pilha com o quarteto!
Em Mandirituba, foi disputada a Copa Valcir Oliveira de 2021, com os jogos sendo disputados no Ginásio de Esporte Américo Juliatto. Valcir foi uma pessoa que se destacou na promoção de políticos do município, sempre atuando em campanhas. Apoiou de maneira incondicional o esporte amador da cidade. Faleceu em 7 de julho de 2020. Deixou muitas saudades!
Em um legislativo da região, um polêmico vereador, disse conhecer de situação de gente que recebeu propina na última eleição! Além disso, que tem político na cidade sendo coagido por causa disso! Mas o rapazinho não diz quem é, nem o que se trata! O Foca levantou que a pessoa envolvida no fuxico é brava e pode retribuir com uma coça de chicote. O boca aberta que se cuide.
Faltam 15 dias par o Natal. Os abastados se preparam para pegar a estrada, grande parte para as praias aqui do Paraná e Santa Catarina. Claro, que merecem o descanso. Já o Foca foi escalado para labutar nas festas. Bom final de semana a todos. Vamos viver o espírito natalino, com muita paz.