FRG é beneficiada com chegada de 12 médicos com experiência internacional
O Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida recebeu nesta semana, 12 profissionais de saúde que irão realizar o Curso de Complementação para Revalidação de Diploma de Médico Graduado no Exterior. Eles irão acompanhar os trabalhos no Hospital Maternidade com foco na Saúde da Mulher e devem ficar até início de 2021. O curso integra uma parceria entre a Prefeitura de Fazenda Rio Grande e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e não há custo para o município. Segundo a diretora do Hospital Maternidade, Marcilene de Paula, será uma boa experiência não apenas para os médicos, mas para todo o grupo. “Será muito bom ter o SUS como campo de prática”, comentou.
O coordenador do Curso de Extensão em Complementação de Estudos para Revalidação de Diploma de Médico obtido no exterior, professor Rafael Silva Fontenelle vê com boa expectativa o trabalho a ser realizado em Fazenda Rio Grande. “Os alunos estão ansiosos pelo início das atividades práticas nesse local, pois será a finalização da III Etapa dos Estudos Complementares, o qual a Univali é instituição credenciada para oferta junto à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)”, acrescenta o professor. O diretor-técnico da Divisão de Atenção à Saúde Primária (Dasp), Luiz Neto, foi um dos responsáveis pela parceria. Segundo ele, “o município está sendo beneficiado com a chegada desses profissionais, pois não há custo e a população terá contato com mais profissionais”, analisou.
Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos profissionais estão o acompanhamento ginecológico, ecografia, alojamento conjunto, sala de parto, centro cirúrgico, pronto atendimento obstetrício, pré-natal e também a colocação de DIU. O prefeito Marcio Wozniack falou sobre a importância dos profissionais na rotina médica local. “Somos um município que tem crescido muito e a chegada de vocês valoriza todo o trabalho que tem sido realizado. Temos uma média de 150 nascimentos ao mês em nossa Maternidade, com certeza o aprendizado será muito positivo”.
A secretária de Saúde, Irani Santos, falou sobre a “importância da equipe que chegou e já estará integrada à rotina médica dos profissionais que atuam”, concluiu. O diretor técnico Fernando Souza disse que o Hospital acolheu bem a todos “e sempre fará de tudo para uma melhoria do conhecimento”. Danielle Borges, responsável local pela Univali, disse que “as experiências têm sido positivas e todas as pessoas irão ganhar muito com o conhecimento que irão adquirir”, avaliou.
Diversidade
Joice Borges se formou em Medicina pela Universidade Interamericana em Buenos Aires. Moradora de Curitiba, Joice quer “aprender novas técnicas, assim como ganhar crescimento profissional e conhecimento”, disse. Para Rodrigo Alves Davatz, de Andradina (SP), formado pela Ucebol, de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, essa “é uma oportunidade de revisitar algumas coisas e conhecer melhor o cenário brasileiro”, comentou. Durante a apresentação, Michelly Cruvinel, formada em Ciudad del Este, Paraguai, agradeceu o “apoio recebido e a oportunidade de conhecer e complementar os estudos”, finalizou.