FRG:Vice-governador visita fábrica da Leão, que planeja duplicar faturamento até 2024

Vice Governador Darci Piana Visita Fabrica de Chá Leão em Fazenda Rio Grande -.Foto: Ari Dias/AEN

AEN PR

Com 120 anos de história e nascida no Paraná, a Leão Alimentos e Bebidas foi a responsável pela primeira fábrica de beneficiamento da erva-mate no Brasil. Atualmente líder no segmento de chás por infusão, o objetivo dela é continuar crescendo: o grupo quer duplicar o faturamento até 2024. A história e o planejamento da empresa foram apresentadas ao vice-governador Darci Piana em uma visita às instalações da fábrica em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira. Ele frisou a necessidade do diálogo do setor público com o privado para que haja continuidade no desenvolvimento da cadeia produtiva estadual.

A empresa integra o grupo Coca-Cola Brasil desde 2007 e, atualmente, conta com cerca de 60 opções de chás no portfólio. Mais recentemente, seus produtos têm buscado dissociar o consumo do chá a épocas mais frias do ano, buscando novos clientes através da difusão do hábito da bebida. Entre as novidades mais recentes estão chás de infusão em água gelada, cápsulas de chá Leão e a linha de Chá Leãozinho, voltada ao consumo infantil. Marcelo Correa, gerente comercial, explica que a categoria de chás no Brasil é promissora, e que a empresa criou um planejamento para expandir e intensificar esse hábito pelo País.

A companhia conta com duas fábricas, ambas no Paraná. A de Fazenda Rio Grande tem capacidade de produção de um bilhão e 500 milhões de sachês por ano. A outra unidade fabril se localiza em Fernandes Pinheiro, no Centro-Sul paranaense, e tem capacidade de beneficiar sete milhões de quilos de erva-mate por ano. Além disso, o grupo conta com quatro centros de distribuição, localizados em Fazenda Rio Grande, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A Leão emprega diretamente 670 pessoas, e gera mais 300 outros empregos indiretos.