Gengibirra é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
Foi aprovada nesta semana, pela Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei nº 563/2023, que declara a Gengibirra como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial do Estado. O projeto de lei é de autoria do deputador estadual Anibelli Neto (MDB).
Com sua produção datada desde 1904 pela empresa Cini, a Gengibirra é conhecida como o ‘’champagne das Araucárias’’. Sua história remonta aos imigrantes que ajudaram a moldar a cultura do Paraná. A bebida não alcoólica, produzida a partir do extrato natural de gengibre, é um símbolo da identidade paranaense.
O refrigerante há havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial no município de Palmeira, nos Campos Gerais, e agora o reconhecimento se estende para todo o estado do Paraná. Além de valorizar o legado cultural, a medida celebra os 120 anos da Cini Bebidas, uma das empresas mais tradicionais do Paraná.
Neste momento o projeto está seguindo para sanção do governador. O reconhecimento reforça a importância de preservar a história e as tradições locais, garantindo que a Gengibirra continue sendo um símbolo de orgulho para as próximas gerações.