GM de F. Rio Grande faz quatro prisões em duas semanas

Da Assessoria

A Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande realizou, nas duas últimas semanas, quatro importantes abordagens que resultaram em prisão, sendo três por tráfico de drogas e outra por roubo agravado. Todas as ocorrências aconteceram durante patrulhamento das equipes. Em uma delas, a equipe da Getam encontrou um veículo que tinha alerta para racha e badernas do gênero. Em abordagem ao veículo, os GMs encontraram uma planta de maconha em um vaso. “Eles fizeram umas perguntas e um dos abordados acabou indicando a localização de onde possivelmente teria droga. Nós da equipe rural estávamos copiando essas informações no rádio e, nesse momento, estávamos próximos do local indicado”, conta o GM Bernardo. Ao encontrar o condomínio denunciado, os GM Bernardo e Szymanski perceberam, em frente a uma das casas, um cheiro forte da droga e foram avisados pelos vizinhos. Após entrar na casa, encontraram 11 plantas de maconha e todo um aparato para a produção, incluindo termômetros e estufa. “Nós acreditamos que ele comercializava a planta, a semente e fazia a própria droga”, afirma.

Em outra ocorrência, a GM encontrou mais seis plantas, tudo graças a denúncias feitas para o CIOSP-M, pelo 153. Ambos os proprietários das casas onde foram encontradas as plantas, foram encaminhados à Delegacia onde estão à disposição da Justiça. Nos últimos dias, os GMs Hibner e Pires da Getam também encaminharam à Delegacia dois indivíduos com mandado de prisão em aberto. Em ambas as situações, a equipe estranhou o nervosismo dos homens ao fazer o patrulhamento e resolveu fazer a abordagem. “Nós sempre pedimos o documento. Geralmente a pessoa que está com mandado em aberto já não leva documento nenhum. Na situação de ontem, o indivíduo estava dando o nome do irmão dele, só que não bate, a data de nascimento do irmão dele era de 2005 e o indivíduo mais velho, aparentando ter quase 30 anos e dando uma idade de 15. Então a gente já vê que não está certo”, conta o GM Hibner. Após entrar na viatura para ser encaminhado à base da guarda, o indivíduo acabou confirmando seu nome verdadeiro.

A Guarda Municipal, criada inicialmente para proteger o patrimônio público do município, tem autorização desde 2015 para atuar em abordagens assim como a polícia. Para o GM Bernardo, é muito bom poder contribuir para a segurança da cidade. “A gente escolheu essa profissão porque a gente gosta. Tentamos, na medida do possível, combater todo tipo de ilícito. Quando temos essa oportunidade, a gente fica super feliz. Vemos que o nosso trabalho está surtindo efeito. E quem ganha com isso é a população”, lembra. Para denúncias, a população pode ligar para o 153 ou 3608-7660 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp 98405-9016.