Governo do estado inaugura pronto-socorro no Hospital Regional da Lapa

Nesta última quinta-feira (13), o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior esteve na Lapa para a inauguração do novo Pronto-Socorro do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, localizado na Região Metropolitana de Curitiba.

O novo pronto-socorro do Hospital Regional da Lapa conta com três salas de cirurgia, uma delas para pequenos procedimentos, e outras duas para cirurgias de pequena e média complexidade, além de enfermarias clínica, cirúrgica e de tisiologia, para atendimento de problemas respiratórios. A unidade conta, ainda, com equipamentos de tomografia em funcionamento por 24 horas, raio-x digital, ultrassonografia e dez leitos de UTI. O atendimento será, principalmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando assumimos o Governo do Estado, queríamos fazer uma grande descentralização da saúde pública do Paraná. Os investimentos ficavam nas grandes cidades e a população precisava se deslocar para ter acesso a serviços de alta complexidade. Transformamos essa unidade em um Hospital Regional para que pudesse atender toda a população do entorno. Agora, avança ainda mais com pronto-socorro e alta tecnologia. Para nós é motivo de muita alegria”, disse o governador à Agência Estadual de Notícias.

O novo Pronto Socorro do Hospital Regional da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, para atender cerca de 270 mil pessoas, principalmente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de serviços de urgência e emergência.

O pronto-socorro irá atender não somente a região da Lapa, mas também os 12 municípios em torno, que somam aproximadamente 270 mil pessoas. Durante a coletiva de imprensa o governador reforçou que a necessidade era de garantir que a população não precisasse se deslocar por vários quilômetros, dando um pouco mias de conforto aos moradores da região.

Em casos mais graves os pacientes serão transferidos para a uniade de Curitiba com mais facilidade, já que agora os hospitais estão interligados. “Os casos mais graves serão estabilizados no Hospital Regional da Lapa e transferidos ao Hospital do Trabalhador de helicóptero ou ambulância. Os municípios dessa região vão ter a vantagem de serem atendidos por profissionais extremamente especializados do HT próximo de sua casa”, disse o diretor-superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza Junior.

“Entregamos para a sociedade um hospital com tecnologia de ponta, salas e equipamentos de primeiro mundo. Implantamos dez leitos de UTI. E agora o pronto-socorro atende toda a população da região. O hospital passará a ter capacidade para fazer até 400 cirurgias por mês”, destacou o governador.

O pronto-socorro já vem realizando atendimentos desde o dia 16 de janeiro mas somente agora houve a inauguração oficial e até o momento, o local já efetuou 1.297 atendimentos