Governo propõe fim de taxas de reteste no Detran-PR
Foi enviado para a Assembleia Legislativa um projeto do Governo do Paraná que prevê a eliminação das taxas de reteste para exames médicos, psicológicos e de aptidão mental realizados pelo Detran-PR. Caso o exame inicial tenha resultado inconclusivo, o motorista poderá refazer o procedimento sem custos adicionais, desde que o retorno ocorra em até 30 dias.
O projeto, além de extinguir as taxas de reteste, também procura modernizar o atendimento do Detran-PR. Uma das novidades envolvendo os motoristas do Paraná está na ampliação do número de clínicas credenciadas para realizar exames de saúde. Atualmente, o serviço é oferecido apenas em cerca de 100 cidades que possuem unidades do Detran. Com as mudanças, clínicas de todos os 399 municípios do estado poderão se credenciar, o que evitará que inúmeros motoristas precisem viajar para realizar testes obrigatórios, como os necessários para a habilitação ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outro ponto que vale a pena ser citado é o fato de que o motorista poderá escolher uma das cinco clínicas mais próximas de sua localização, agilizando o processo e economizando tempo. Para evitar remarcações desnecessárias, será permitido um atraso de até 10 minutos nos atendimentos, medida que busca flexibilizar o serviço e reduzir transtornos.
De acordo com Adriano Furtado, diretor-geral do Detran-PR, o objetivo das mudanças é tornar o atendimento mais eficiente e acessível. “Hoje, quem esquece, por exemplo, os óculos no dia do exame, precisa pagar uma nova taxa para refazer o teste. Estamos eliminando isso para facilitar a vida dos motoristas”, explicou.
Essa proposta também prevê ajustes nas taxas de alguns exames, que não sofrem alterações desde o ano de 2011. Com essas reformulações, o governo pretende garantir praticidade e conforto aos usuários, democratizando o acesso aos serviços e melhorando a experiência dos motoristas em todo o estado.