Guarda Municipal de São José dos Pinhais atendeu mais de 23 mil ocorrências em 2024
Em 2024, a segurança pública de São José dos Pinhais apresentou resultados significativos, com cerca de 23.500 ocorrências atendidas pela Guarda Municipal. As ações integradas entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semuseg), a Guarda Municipal, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) contribuíram para a redução de delitos e aumento da sensação de segurança entre a população.
Entre os atendimentos registrados, destacam-se 7.740 ocorrências relacionadas à perturbação da tranquilidade e 1.322 casos de violência doméstica. O trabalho da Guarda Municipal também foi fundamental no atendimento de 991 acidentes e na recuperação de 185 veículos, refletindo a atuação eficaz das forças de segurança.
O sistema de monitoramento Muralha Digital, que atualmente possui 819 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade, também desempenhou papel importante para o aumento da segurança. Do total de equipamentos, 574 estão localizados em praças, ruas, prédios públicos e escolas municipais e 21 dispositivos em áreas com histórico de descarte irregular de lixo.
Segundo a Semuseg, a Muralha Digital deve ultrapassar a marca de 1.000 equipamentos instalados em breve. “A ampliação do monitoramento reflete nosso compromisso em garantir mais segurança e qualidade de vida para os são-joseenses”, afirmou o diretor do Departamento da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Andreo Mencato.
O município possui ainda 224 câmeras com tecnologia para a leitura de placas de veículos, incluindo radares. Esse sistema de monitoramento permitiu a recuperação de 125 veículos furtados e contribuiu para uma redução de 22% nos furtos e 39% nos roubos de automóveis em comparação com o ano anterior.
As câmeras também foram essenciais para registrar quase 100 flagrantes de descarte irregular de lixo, resultando em penalidades aplicadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, a Muralha Digital ajudou a identificar casos de maus tratos a animais, possibilitando a responsabilização civil e criminal dos infratores.