Habitat de Inovação Avançaraucária é finalista no maior prêmio de inovação do Brasil

O município de Araucária, por meio do Habitat de Inovação Avançaraucária, está muito bem representado no maior prêmio de inovação do país. O Prêmio Nacional de Inovação é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação será em 8 de março e o Habitat Avançaraucária concorre na categoria estreante: Ecossistemas de Inovação. O prêmio contou com  11.300 inscrições e foram selecionados, após ampla avaliação e banca de juízes, 220 finalistas, divididos em diversas categorias.

O Habitat de Inovação Avançaraucária é resultado de um intenso trabalho realizado pelo Avançaraucária, o Conselho de Desenvolvimento Econômico local que conta com representação de diferentes segmentos da sociedade. Entre eles, a Prefeitura, Câmara Municipal, Aciaa, Aeciar e Sebrae. O Habitat funciona como como uma pré-incubadora. A ação seleciona as melhores ideias de projetos locais relacionados à inovação e tecnologia e, com apoio de especialistas de diferentes áreas, prepara as startups para que as ideias saiam do papel, consigam investimentos, gerem negócios e tenham impacto social positivo.

Na primeira edição do Habitat, foram 10 projetos locais selecionados e apoiados. Para o município, a indicação ao Prêmio Nacional de Inovação, com apenas 1 ano de existência da ação, confirma o comprometimento e a seriedade do trabalho realizado. O Habitat  de Inovação é fruto do Avançaraucária, que mobiliza diversos setores de Araucária para planejar as diretrizes para o desenvolvimento do município pensando nas próximas décadas; um planejamento que vai muito além de um planejamento de governos.

VISÃO DE FUTURO - A visão de futuro do Avançaraucária, construída com o poder público e sociedade civil, é de se chegar a uma "Araucária símbolo de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernidade, excelência em educação, inovação e biotecnologia, desperta aos desafios do mundo". Conforme a lei n° 3.484, de 13 de junho de 2019, que instituiu o Conselho, ele tem caráter deliberativo e consultivo "para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar as políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do Município".

Todo esse trabalho de mobilização e planejamento ao longo dos últimos anos é uma realização de muitas pessoas e contou com o trabalho de muitas outras, desde a sua concepção. Entre os principais articuladores desse amplo trabalho de implantação do Avançaraucária esteve o servidor municipal Eliezer Cordeiro, falecido em maio de 2021, em decorrência da Covid-19. Eliezer se definia como um “apaixonado pelo desenvolvimento municipal” e era preocupado em proporcionar ações de inovação focadas para os microempreendedores individuais (MEIs). A indicação do Habitat de Inovação Avançaraucária a esse prêmio tão importante é um reconhecimento a ele e a todos que se dedicaram e se dedicam a sonhar e fazer a transformação em Araucária.

PRÊMIO - Entre os objetivos do Prêmio Nacional de Inovação está “incentivar  e  reconhecer  os  esforços  bem-sucedidos  de  inovação  e gestão  da  inovação  nas  organizações  e  nos Ecossistemas  de  Inovação que atuam no Brasil”. De acordo com a organização do prêmio, a metodologia de avaliação dos inscritos “segue um padrão internacional e foi atualizada conforme as novas diretrizes da quarta edição do Manual de Oslo”, considerado a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria.

A premiação aos vencedores inclui troféu, o direito de ter representante para duas Imersões em Ecossistemas de Inovação (uma nacional e outra internacional), vagas para o curso Master In Business Innovation (MBI) do Senai e divulgação em mídias digitais e impressas (jornais e revistas) de relevância empresarial e alcance nacional. A cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Inovação será transmitida, às 19h de 08/03/2022, via perfil da Confederação Nacional da Indústria no Youtube.