Hospital Mackenzie promove capacitação em primeiros socorros para recém-nascidos
Oficina para gestantes demonstra compromisso da instituição em educar e cuidar
Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, em junho, prevê a realização de um treinamento em primeiros socorros para pais de recém-nascidos em todos os hospitais e maternidades do estado. A prática já acontece no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que é referência no atendimento a gestações e partos de risco.
Exemplo para outras instituições de saúde, o treinamento do HUEM é ofertado durante a oficina para gestantes, atividade mensal da qual participam os pais e mães que estão fazendo pré-natal no Hospital.
A iniciativa do HUEM demonstra um compromisso contínuo com a segurança e a saúde dos recém-nascidos, mesmo antes da obrigatoriedade imposta pela nova legislação, que aguarda a sanção do governador para entrar em vigor. A capacitação visa reduzir a mortalidade infantil decorrente de situações que requerem intervenção imediata.
A responsável por ensinar para gestantes e seus acompanhantes as manobras de primeiros socorros em casos de engasgamento dos bebês é a pediatra neonatologista, dra. Marina Arrais. Utilizando um boneco, a médica explica os procedimentos de forma teórica e demonstra na prática a aplicação das técnicas apropriadas.
“Essa capacitação ajuda os pais e acompanhantes a estarem preparados para lidar com emergências envolvendo os bebês. Sabendo o que fazer é mais fácil não entrar em desespero, o que é de extrema importância, pois a correta execução das manobras pode salvar a vida de um recém-nascido”, afirma dra. Marina.
Oficina
Na última oficina, realizada no dia 29 de junho, participaram 32 gestantes, acompanhadas de seus parceiros ou familiares. Além do treinamento em primeiros socorros, os participantes tiveram acesso a uma ampla gama de conhecimentos, em palestras conduzidas por equipe multidisciplinar, composta por médica, enfermeira obstétrica, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga e nutricionista.
São repassadas orientações sobre os diferentes tipos de parto, amamentação, direitos da mulher, alívio da dor no momento do parto, normas e rotinas no alojamento conjunto, saúde emocional pós-parto, entre outros aspectos importantes para o bem-estar da mãe e do bebê.
Ao final das oficinas, as participantes também recebem kits de enxoval contendo fraldas, roupinhas e materiais de higiene, fornecidos pela equipe de voluntariado do Hospital.
Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie
É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.
Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri - SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
O Mackenzie tem missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora.