Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento em 32 especialidades

G1 Paraná

Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba (Divulgação)

O Pequeno Príncipe é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e oferece atendimento médico em 32 especialidades, como cardiologia e cirurgia cardíaca, oncologia, nefrologia, doenças raras, ortopedia, cirurgia pediátrica, entre outras. Esse diferencial faz da instituição um completo centro de referência para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes. Com atuação nacional, recebe pacientes de todo o Brasil e alia a tradição dos seus mais de 100 anos à constante inovação de suas práticas assistenciais e de sua estrutura, visando a oferecer sempre o melhor atendimento. Junto com a Faculdade Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, forma o Complexo Pequeno Príncipe.

O Hospital  tem hoje 384 leitos, sendo 68 em UTIs e 12 dedicados aos pacientes que necessitam de transplante de medula óssea (TMO). O seu centro cirúrgico conta com nove salas com equipamentos de última geração. O espaço foi totalmente reformado e modernizado em 2020, recebendo investimento de mais de R$ 15,6 milhões. No Centro de Imagens, equipes especializadas no atendimento pediátrico, em ambiente muito acolhedor, realizam mais de cem mil exames por ano. Os laboratórios de Análises Clínicas e Genômico completam a estrutura de atendimento com excelência e inovação ao aliar equipes especializadas e experientes a tecnologias de última geração, como os exames moleculares. “O fato de contar com especialistas de múltiplas áreas faz com que a instituição consiga dar respostas rápidas e assertivas às demandas de diagnóstico e tratamento das crianças e dos adolescentes. Da consulta ambulatorial até os procedimentos mais complexos, como os transplantes, passando por exames bastante sofisticados, oferecemos tudo em um único lugar. É como se fôssemos muitos hospitais especializados em um único centro de atendimento”, resume o médico e diretor técnico, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Por ano, em média, antes da pandemia, o Pequeno Príncipe realizava mais de 20 mil cirurgias, 21 mil internamentos e 288 mil atendimentos ambulatoriais. Outro diferencial da instituição são suas práticas de humanização. “Além de cuidar da saúde do corpo, o Hospital cuida também das outras dimensões que são essenciais para o bem-estar, como a emocional, a social e a espiritual. Todas as dimensões são tocadas por nossos cuidados, respeitando sempre a condição individual de cada paciente”, explica a diretora-executiva, Ety Cristina Forte Carneiro.

Hospital Pequeno Príncipe

Hospital Pequeno Príncipe

As práticas de humanização são transversais e estão presentes em todas as áreas do Hospital, garantindo direitos das crianças. Um exemplo é o Setor de Educação e Cultura, que desde a década de 1980 oferece acompanhamento escolar às crianças internadas para que elas mantenham o vínculo com suas escolas de origem durante o período de hospitalização. O setor também é responsável por organizar centenas de apresentações culturais todos os anos – como apresentações de teatro, oficinas de música, dança e pintura, entre várias outras linguagens artísticas.

Formação de profissionais de saúde

Berço da pediatria paranaense, o Pequeno Príncipe é hospital de ensino desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes áreas de atuação desde os anos de 1970. Mais de dois mil médicos pediatras, anestesistas, ortopedistas, cardiologistas, cancerologistas e cirurgiões pediátricos de todo o país já complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas na instituição. Sua dedicação à formação em saúde levou à criação, em 2003, da Faculdade Pequeno Príncipe, que oferece os cursos de Medicina, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Conta também com cursos de especialização, residências e programas de mestrado e doutorado.

Hospital Pequeno Príncipe

Hospital Pequeno Príncipe

Diferenciais:

  • Mais de 100 anos dedicados à saúde infantojuvenil.
  • Profissionais especializados e de referência em saúde da criança e do adolescente.
  • 32 especialidades médicas.
  • Referência nacional em média e alta complexidade.
  • 384 leitos de internamento.
  • 68 nas unidades de terapia intensiva (UTIs).
  • Centro Cirúrgico com nove salas totalmente reformado e moderno. A sala dedicada a cirurgias ortopédicas, por exemplo, ganhou uma mesa cirúrgica de alta tecnologia, que custou cerca de R$ 1 milhão e é a mais moderna do Brasil.
  • Ala exclusiva para atendimento oncológico, com 59 anos de atuação.
  • Ala exclusiva para transplante de medula óssea.
  • Transplantes de rim, fígado, coração, válvula cardíaca e tecidos ósseos.
  • Ambientes projetados para acolher crianças, adolescentes e famílias com conforto e eficiência.
  • Referência nacional para atendimento de doenças raras.
  • Laboratório de Análises Clínicas próprio.
  • Laboratório Genômico.
  • Programas de formação de profissionais da área da saúde.
  • Centro de Imagens adequado às necessidades infantojuvenis.
  • Centro de Vacinas voltado a crianças, adultos, gestantes e idosos.
  • Pesquisas sobre COVID-19.
  • Pesquisas com aplicação na assistência.