Intensificado o combate contra a dengue em Fazenda Rio Grande


A preocupação com os casos de dengue não é uma questão recente. Prefeituras de todo o Brasil vem se movimentando ano após ano para combater não apenas ela, mas outros pontos que comprometem a saúde da população. 

2025 se inicia em Fazenda Rio Grande com o município criando ações e meios para combater o Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika, Chikungunya e febre amarela. 

Foi registrado no último período epidemiológico, 132 casos, com 94 sendo alóctones (onde a doença e importada de outra região) e 38 autóctones (referente a quando a doença se origina na mesma região onde foi diagnosticado). 

Atualmente o munícipio conta com 2 casos importantes.7

É importante reforças que em períodos com temperatura elevada, ou até períodos de chuvas (onde pode vir a existir uma grande quantidade de água parada), podem ser propícios para a reprodução do mosquito. O auge dos casos são durante os meses de abril e maio.

A Secretária de Saúde, Monique Costa, comentou sobre a importância do município de Fazenda Rio Grande estar em alerta, graças ao grande número de casos registrados no estado do Paraná.

“Embora ainda não tenhamos registros de casos contraídos dentro do município (autóctones), este cenário exige uma resposta rápida e eficaz no nível municipal, com vistas a controlar a propagação do Aedes e a consequente disseminação da dengue e das demais arboviroses transmitidas pelo vetor."

O município seguirá com ações para conscientizar e prevenir que casos se proliferem. Entre as ações criadas pelo munícipio está o Programa Educar Para Prevenir, criado pela própria Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância. O plano deste programa é ir até as escolas da região e conscientizar os alunos, através de atividades educativas, para que com o conhecimento dos pequenos eles ajudem na conscientização dos mais velhos.

 

Fonte: Prefeitura de Fazenda Rio Grande