IPARDES mostra Araucária entre os municípios com "Alto Desempenho"; Saúde e Educação são destaques

Vista aérea de Araucária, na RMC (Da Assessoria)

O bom resultado neste índice está diretamente relacionado ao aumento da qualidade de vida da população.

O mais recente índice sobre Desempenho Municipal, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), divulgado nesta quarta-feira (13), mostra Araucária entre os 28 municípios do estado que alcançaram o nível de “Alto Desempenho” nos últimos 10 anos. O bom resultado neste índice está diretamente relacionado ao aumento da qualidade de vida da população. O acompanhamento anual dos municípios pelo IPARDES apresenta o histórico de 2010 a 2021 e, além do índice geral, tem índices específicos de Saúde, Educação e Renda e Emprego. De maneira geral, Araucária tem tido uma evolução constante no período avaliado; mas é possível constatar um salto significativo, a partir de 2019, no índice que trata especificamente da Educação. A Saúde também tem avaliação considerada alta.

É considerado “Alto Desempenho” quando um município supera o patamar de 0,8, dentro da escala de 0 (como mínimo) a 1 (máximo). No histórico divulgado pelo IPARDES, em 2010, Araucária tinha índice geral de 0,6923 e atingiu 0,8048 em 2021. Vale ressaltar que, em 2019, o município já havia superado a marca de 0,8 no índice geral (0,8038). O índice sobre Desempenho Municipal tem como base os dados fornecidos por instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde.

DESTAQUES - No caso da Educação, a proporção de crianças matriculadas na educação infantil, a taxa de estudantes em idade-série adequada, a taxa de não abandono e a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) são critérios avaliados pelo  IPARDES. Em 2010, o índice de Araucária na Educação era de 0,5561 (considerado “Médio-Baixo desempenho”). Ao longo dos anos, esse índice foi crescendo. Vale registrar um salto muito significativo de 2018 (0,7568) para 2019 (0,8743). A partir disso, os índices se mantiveram próximos à casa do 9,0 (0,8715 e 0,8628, em 2020 e 2021, respectivamente). No que cabe à rede municipal, é importante lembrar que esse período com altas avaliações foi marcado pela entrega de mais de 10 novas unidades da Educação, entre CMEIs e escolas, proporcionando a ampliação de vagas. Outra iniciativa foi contratação mais profissionais para atendimento às crianças, principalmente para a educação infantil.

No índice específico de Saúde, que leva em conta questões como mortalidade na infância, monitoramento pré-natal e mortes em geral, Araucária tem avaliação acima de 0,8 desde o ano de 2013. Em 2021, último ano do histórico divulgado pelo  IPARDES, o município teve avaliação 0,8731.

Com informações da Agência Estadual de Notícias e IPARDES.