Economia
IPTU e taxas são suspensas em municípios
Publicado: 03/04/2020
Autor: oreporter
[caption id="attachment_22737" align="alignnone" width="390"]
Contribuintes ganham fôlego para pagar impostos e taxas[/caption]
Da Redação
Vereadores de Agudos do Sul, aprovam suspensão do IPTU e taxa de alvará para o comércio por 90 dias, por conta do coronavírus. Os vereadores Everson Adolphatto, Mauro Negrelli, Jessé Zoellner, Vidal Pruchaki, Cornélio Groskopf apresentaram o pedido, direcionado ao Executivo, aprovado por unanimidade.
Agora cabe ao poder Executivo, sancionar a lei e poder ajudar a população e o comércio neste momento de crise. O vereador Jessé Zoellner salientou na discussão do projeto, que é uma forma de amenizar todo o processo de estagnação da economia municipal. “Os comércios fechados, como vão pagar alvará neste momento? Da mesma forma, milhares de autônomos que estão sem vender e, certamente não tem como pagar o IPTU”, opina Jessé. “Estamos sugerindo a suspensão temporária da cobrança de parcelas do IPTU e taxas de alvarás a microempresas de Agudos do Sul”, completa Jessé,
Em Mandirituba, o presidente Fernando Teixeira, teve aprovado projeto, indicando ao Executivo iniciar a cobrança do IPTU a partir do mês de junho, seja para pagamento à vista, seja para pagamento parcelado, bem como proibir o corte de água e luz no município até o final de agosto deste ano, isentar a taxa de iluminação pública e coleta de lixo de todos os contribuintes do município a partir deste mês de abril até o final do presente ano, adiantar o pagamento do 13° salário a todos os funcionários públicos e servidores municipais, efetuando o pagamento até o final de maio de 2020, fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais onde se comercializam álcool em gel e produtos de limpeza/higiene para evitar preços abusivos, disponibilizar álcool em gel nos balcões de todas as repartições públicas, além de sabão líquido e papel toalha em todos os banheiros das respectivas repartições. “São medidas importantes para combater o coronavírus”, comenta Fernando Teixeira.
Em Quitandinha, medida similar foi apresentada pelo vereador Amilton Godk Filho, que também pede a prorrogação de pagamento de impostos e taxas por conta da pandemia do coronavírus.