Juiz de Fazenda Rio Grande pede o afastamento do Prefeito e Vice Prefeito de Agudos do Sul

(Foto: Reprodução divulgação redes sociais)

Nesta quarta-feira (08), o Juiz da 144ª Zona Eleitoral de Fazenda Rio Grande, Dr. Thiago Bertuol de Oliveira, pediu o afastamento imediato do prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner (PP), e do vice-prefeito, Antônio Gonçalves da Luz (PSD), após denúncia de compra de votos em eleição suplementar no ano de 2022, mediante o que chamou de "provas robustas".

O pedido vem após uma ação de investigação eleitoral ajuizada pelo candidato Diego Luis Teixeira (MDB), que concorria contra a chapa.

De acordo com o Portal G1, a defesa dos políticos considera “descabido” o pedido de afastamento e afirmou que a ação representa “tentativa de revanche eleitoreira”. Já o argumento do autor do processo, é que a chapa tentou "transformar o voto em mercadoria passiva de troca por valores". O Ministério Público Eleitoral (MPE) reforça que o voto é "um direito político assegurado ao cidadão e não pode ser convertido em moeda de troca".

Segundo a sentença, nos dias 2 e 3 de abril de 2022 houve uma movimentação irregular na conta bancária do então candidato, totalizando 21 transações via PIX realizadas em tais datas. Dos 21 beneficiários das transações, 14 eram eleitores de Agudos do Sul. Todos foram feitos para pessoas físicas e em valores precisos, popularmente ditos “redondos”, em quantias não tão elevadas de até R$ 400,00.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), na eleição suplementar de 2022, Zoellner recebeu 3.117 votos (52,56%). Foram 5.930 no total, sendo que Diego Teixeira ficou com 2.813 votos (47,44%).

Além da cassação do mandato do prefeito e do vice-prefeito, a sentença do juiz determinou que os dois ficarão inelegíveis durante os próximos 8 (oito) anos subsequentes ao pleito de 2022, condenando ainda os dois políticos a pagarem multa igual ao que hoje corresponde a R$ 10.000,00 (dez mil reais). A defesa de ambos deve recorrer com uma liminar para a segunda instância.

Jornal O Repórter, a notícia da sua cidade.