Junho vermelho e laranja em Fazenda Rio Grande

O mês de junho traz duas datas importantes: o Junho Vermelho, que destaca a importância da doação de sangue regular e o Junho Laranja, que alerta para a prevenção da anemia, leucemia e a acidentes que causem queimaduras.

Junho Vermelho

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho, desde 2004, sendo instituído, em 2005, pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Por meio da data, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas, voluntariamente, para doar sangue de modo regular. O fazendense pode agendar a doação por aqui:

https://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico.jsf dswid=7438

Pré-requisitos para ser doador de sangue:
– levar documento de identidade com foto;
– estar em boas condições de saúde;
– ter entre 16 a 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
– idade até 60 anos, se for a primeira doação;
– intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
– pesar mais do que 50 kg;
– não estar em jejum;

– após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos 3 horas;
– não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
– não estar grávida ou amamentando;
– não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
– não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
– não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
– não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
– não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por
transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);
– não ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano;
– não ter tido malária;
– não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;
– não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de 3 dias (se a doação for de plaquetas).

Junho Laranja

O Junho Laranja é o nome usado para duas campanhas de conscientização diferentes. Uma delas é voltada para alertar a população sobre a anemia e leucemia, orientando-a a ficar alerta a respeito dessas doenças, o diagnóstico precoce e locais de tratamento. A anemia é caracterizada pela redução de hemoglobina no sangue. Já a leucemia, é um tipo de câncer que afeta a medula óssea, responsável pela produção de sangue em nosso corpo.
Por fim, a outra campanha é para conscientização contra queimaduras, comemorado no dia 6 de junho, o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.