Leia em voz alta para seus filhos

Vejo cenas de violência, tráfico, acidentes envolvendo jovens, desemprego, meninas engravidando cedo tendo que interromper os estudos, é tanta coisa ruim acontecendo com a geração que vai cuidar do nosso país daqui a alguns anos que passa uma insegurança sobre o futuro. No morros aquelas cenas de crianças empunhando fuzis ou meninas sendo exploradas cortam o coração. Dia pós dia menores sendo baleados, envolvidos com más companhias à mercê de um futuro que não fazem a mínima ideia de como será. Você quer isso para o seu filho? Jovem, você quer isso para você? Obviamente a resposta da maioria dos jovens e dos pais é um sonoro não! Praticamente nenhum pai ou mãe que ver o filho se dar mal, mas fica uma dica principalmente aos filhos: Escute os velhos que você chama de quadrados!

Mãe e pai são seres estranhos, parece que tem faro para encrenca. Lhe fazem carregar blusa em dia de sol, fazem comer verdura, fazem dormir cedo, não deixam comer doce para não atrapalhar o almoço, mas mesmo muitos pais sem instrução e sequer escolaridade tem um conhecimento de algumas coisas que é surpreendente. Duro que muitas vezes se não a maioria das vezes o “abostado” do filho que não viveu nada ainda, só porque tem meia dúzia de pelos no sovaco se acha cheio de razão e começa a questionar as orientações dos pais sobre o que é certo ou errado. Os pais vendo, analisando, enxergando situações que só a experiência permite são questionados por fedelhos que gostam de modinha, fumar aqueles vasinhos com água fedida e beber energéticos como se aquilo fosse um mundo com alguma perspectiva. Quando eu vejo aquela galerinha se dando mal carrego a absoluta certeza que a grande maioria não ouviu aquele casal de velhos quadrados chamados pais. Sabe um agravante? Depois que se dão mal se acham cheios de razão em dizer que os pais viraram as costas, “não vieram me socorrer quando precisei, não me deram atenção quando eu estava na pior!” Prezado jovem, lembre-se que seus pais tem a obrigação de lhe prover de educação e orientação, dar teto e não tirar você da merda onde você se enfiou por conta própria, embora muitos pais irão lá te resgatar movidos por uma compaixão só pais sabem sentir.

Prezados filhos rebeldes cheios de razão, escutem seus pais, eles são os idiotas mais sábios da face da terra. Eles te levam na igreja ao invés das baladas é verdade, é chato pra burro mas lá você não inala fumaça catinguenta nem corre risco de apanhar. Te lavam à escola, levam passear na madrinha, alguns vão ao cinema, fazem caminhadas pelo campo e não lembro de a polícia ter abordado o carro deles em algum local desses enquadrando-os como suspeitos, tanto que eles não reclamam da ação da polícia. Pais as vezes não podem comprar a roupa da moda e o celular moderno que você pediu, não porque sejam pão duros ou ruins, é porque a comida na mesa pra você, seu banho quente e uma cama confortável para você talvez seja prioridade, alguns deles quem sabe nem tiveram isso. Filhos, se conselhos fossem bons seriam vendidos e não de graça, mas vou dar um de graça: Engula seu orgulho, entenda que você está começando a passar por aquilo que seu pais são experientes, eles são sim de outro tempo, mas lembre-se então que eles acumulam o conhecimento do tempo deles e do seu, eles vivem contigo no seu tempo também, portanto na pior das hipóteses eles tem três vezes mais experiência que você, então desça desse altar superficial compreendendo que você não é o centro do mundo e escute seus pais. Você só é o centro do mundo para aqueles que lhe colocaram no mundo, o resto é um amontoado de entulho que você muitas vezes coloca entre você e o amor verdadeiro.