Libertadores: Athletico vence o Libertad e garante matematicamente classificação às oitavas

Imagem José Tramontim-(Foto - Athletico)

Nesta terça-feira, o Athletico Paranaense recebeu o Libertad-PAR pela quinta rodada do Grupo G da Libertadores e venceu por 1 a 0. Christian, já no segundo tempo, marcou o gol da vitória do Furacão. Com o resultado, o Furacão mantém a ponta do grupo, chega a dez pontos conquistados e garante matematicamente sua classificação às oitavas de final da Libertadores. O Libertad, do outro lado, segue com seis pontos e momentaneamente na terceira posição.

O Athletico agora volta a campo pelo Brasileirão e encara o América-MG, no domingo, às 11 horas (de Brasília), fora de casa. Já o Libertad volta a focar no Campeonato Paraguaio e agora recebe o Sportivo Ameliano, na sexta-feira, às 20h30. Na Libertadores, o Furacão fecha a fase de grupos no dia 27 de junho, às 19 horas, contra o Alianza Lima-PER, em casa. O Libertad, por outro lado, recebe o Atlético-MG simultaneamente no Paraguai.

O jogo

O Libertad começou a partida com uma postura mais ofensiva do que a equipe do Athletico-PR, que não levava sustos cedo no jogo, mas via o adversário se aproximar de sua área. Aos poucos o Furacão cresceu no jogo e começou a se impor mais para equilibrar o confronto. Mesmo assim, o placar no intervalo ainda era de 0 a 0.

O segundo tempo começou com ambos os goleiros sendo bastante acionados e trabalhando. Aos 25 minutos da etapa final, a rede enfim balançou após belo chute de fora da área de Christian, que tinha acabado de entrar em campo, abrir o marcador para o Furacão. Mesmo com a vantagem no placar, ambos os lados seguiram criando chances e a partida permaneceu equilibrada e aberta.

O clube paraguaio ainda assustou no jogo, quando Villalba igualou o marcardor aos 45 minutos. No entanto, um toque de mão anulou o lance e salvou a classificação do Furacão.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 1 X 0 LIBERTAD-PAR

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 06/06/2023, terça-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas-BOL
Assistentes: Jose Antelo-BOL e Edwar Saavedra-BOL
VAR: Rodrigo Carvajal-CHI
Cartão amarelo: Espinoza, Campuzano (Libertad); Alex Santana (Athletico-PR)
Gols: Christian, aos 25' do 2T (Athletico-PR)

ATHLETICO-PR: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Erick, Alex Santana (Hugo Moura) e David Terans (Thiago Andrade); Cuello (Vitor Bueno), Canobbio (Christian) e Vitor Roque (Rômulo).
Técnico: Paulo Turra

LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Alexander Barboza e Espinoza; Álvaro Campuzano, Lucas Sanabria (Lezcano), Diego Gomez, Héctor Villalba e Enso González (Marcelo Fernández); Óscar Cardozo (Roque Santa Cruz)
Técnico: Daniel Garnero