Lingua de Trapo
Língua de Trapo 460
Publicado: 03/04/2020
Autor: oreporter
A pandemia do coronavírus, ao que parece, deu uma parada nas reuniões de bastidores de grupos políticos em toda a região. Não se ouve falar em encontros partidários, nem nada. Claro, que temos que ter todo o cuidado e, em tempos de vírus circulando por aí, nada melhor do que ficar em casa de boa. Mas, muitos vereadores já trocaram de partidos, pois a janela partidária termina hoje.
Neste sentido, as sessões nas Câmaras de Vereadores, estão suspensas. Alguns legislativos promoveram reuniões extraordinárias para colocar a pauta em dia. Tudo parado! Os trabalhadores formais também estão parados, mas podem ser dispensados a qualquer momento, principalmente os que atuam nos comércios. Os vereadores serão dispensados? Logicamente que não, pois estão amparados pela Lei!
E pelas cidades da região, lojistas estão preocupados com o dia de amanhã. Sem precisão de reabertura de seus comércios, a maioria já contabiliza os prejuízos. Certamente, grande parte será dispensada e, a fila do seguro desemprego vai aumentar.
O site, de O Repórter, está bem dinâmico, com atualizações diárias e notícias de Fazenda Rio Grande e de toda a região. Nada de copiar textos de sites de Curitiba. O objetivo é torná-lo fonte de informação local e regional. A iniciativa deu certo, pois o número de visualizações cresce dia após dia.
Já o programa Café com o Bala, nas mídias sociais de O Repórter continua bombando. Com informações do cotidiano de Fazenda Rio Grande e região, o programa traz reportagens externas e entrevistas ao vivo. O Café com o Bala vai ao ar, de segunda a sexta, a partir das 8 horas, pelo facebook, Canal O Repórter e rádio O Repórter.
Em tempos de isolamento e famílias em casa, o consumo de água cresceu acentuadamente, fazendo com que a Sanepar tome medidas urgentes, para evitar o consumo. Uma delas é o racionamento. Fazenda Rio Grande já sentiu os efeitos e, de forma escalonada, vem sofrendo interrupção da água. É importante a conscientização e economizar o precioso líquido.
Na rua, em frente a UPA de Fazenda Rio Grande, o chamado hospital de campanha, com 35 leitos, está sendo concluído. E, agora se torna uma necessidade, após confirmação do primeiro caso de coronavírus no município. O prefeito Márcio Wozniack defendeu a construção da unidade, como forma de prevenir o vírus corona, que segundo especialistas, deve chegar com força neste mês de abril. “Estamos prevenidos e o hospital terá atendimento com médicos, profissionais de enfermagens e demais aparatos”, comenta Márcio.
O prefeito Márcio Wozniack, tem usado a Internet para se comunicar com a população. De meia em meia hora ou em espaços mais alongados, entra o prefeito ao vivo e anuncia uma ou outra coisa. Parece que a imprensa local perdeu o sentido para Wozniack. Um assessor garante que isso se deve a pandemia do Covid 19. Mas antes da epidemia, isso já acontecia. Difícil entender!
Uma prefeitura da região, comprou um lote de “notebooks” sem licitação, com a justificativa de que os equipamentos serão usados no controle da pandemia do Corona. Mas, ai vem a pergunta. Um equipamento que custa algo em torno de R$ 2 mil, foi adquirido por cerca de R$ 4 mil? Pode isso, em tempos de crise? A empresa fornecedora é de Toledo. Vamos entrar em campo e descobrir a quem pertence a empresa e...... (deixa para lá)
Ao invés de gastar com a compra dos computadores, bem que a prefeitura poderia ter comprado testes rápidos para diagnosticar o coronavírus em pessoas. Se fosse feito em laboratório local, certamente os resultados ficariam prontos em menor tempo e a Saúde local teria condições de reagir apressadamente para evitar a proliferação do vírus. Complementando, essa é a opinião de um leigo. Mas com a resposta as autoridades competentes da prefeitura...
Já em Mandirituba, uma medida que merece elogios. A médica de plantão, próximo ao final do expediente, entra no ar por meio de uma “live” e informa em detalhes a situação do Corona na terra das abelhas. Informa tudo relacionado ao vírus, dos casos suspeitos etc e tal.
Diante da pandemia mundial, a única certeza. Deus colocou todos os seres humanos em condições de igualdade. Rico, pobre, preto, branco, japonês, chinês, brasileiro, gordo, magro, são passíveis de contrair o vírus letal. Então, vamos nos unir e pedir ao Pai Celestial a disseminação do COVID-19.
Porque COVID? Significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019. Afinal tudo começo no final do ano passado, enquanto no Brasil, dissiparam as informações, após o carnaval!
Apesar de toda a apreensão vivida por, nós, seres humanos, vamos ouvir o que as autoridades determinam. Ficar em casa isolados e, os que precisam sair para trabalhar, que estejam protegidos pelas mãos do Salvador e ficar se higienizando o tempo todo. E levar ajuda aos que precisam de algum tipo de apoio. Sem programação para o final de semana, alternativa é a ficar em casa em família. Bom final de semana, apesar de tudo!