Língua de Trapo 482

Em Mandirituba, uma coisa é certa. Os vereadores “Bernardos” estarão fora da disputa eleitoral, este ano. O Palu vai tocar um posto de combustível e o Junior, está no comando da Secretaria de Planejamento e, anuncia que a mãe, senhora Edina, é quem vai disputar uma das nove cadeiras do legislativo mandiritubense.

O vereador Felipe Machado, ganhou apoio de peso no processo eleitoral. Pré-candidato a prefeito, em Mandirituba, o jovem foi chamado para um bate papo, regado de almoço, com parte da família Taborda. Na oportunidade, pelo menos os filhos de Nenê Taborda, que já caminhou com Chemim, declaram apoio ao menino Felipe. E, segundo o Foca, a piazada Taborda promete buscar mais e mais apoios.

Mas, quem deve ser o vice na chapa de Felipe? Segundo informações de cocheira, tem dois nomes que surgem na lista de pré-candidato. Na tabela, o vereador Diego Carvalho e Domingos de Oliveira Lemos, o popular Feio Lemos. Quem será o escolhido? Saberemos na convenção do PROS, programada para o dia 12 próximo, na Chácara Água Clara.

Feio Lemos, é filho do ex vereador Valdir Lemos, detentor de três mandatos e, segundo o Foca, sempre esteve ao lado de Luiz Carlos Chemim. Fernando (Feio) tem 42 anos, é empresário e morador da comunidade do Paraguai, em Mandirituba. Pelo andar da carruagem, a disputa eleitoral em “Mandicity” promete ser acirrada.

Cumprindo determinação legal, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) entregou, nesta semana, ao Tribunal Regional Eleitoral, a relação de agentes que tiveram contas desaprovadas nos últimos oito anos. Será que na “listona” tem algum nome da região. Tem sim!

A lista servirá de base para a Justiça Eleitoral analisar os pedidos de registro de candidaturas às eleições municipais de novembro, validando-as ou não. No total, integram a lista 1.496 pessoas, sendo 492 prefeitos ou ex-prefeitos, quatro vice ou ex-vice-prefeitos e 289 vereadores ou ex-vereadores. Destes últimos, 169 são presidentes ou ex-presidentes de câmaras municiais. Tem gente com a pulga atrás das orelhas!

E, nesta lista, o nome dela: Luciane Teixeira, prefeita de Agudos do Sul. O pessoal diz que a “prefeita” está em plena campanha eleitoral, apesar de saber que se encontra inelegível. Mas, porque tanta insistência em mentir para o povo? Estando em “campanha”, ela mente para o povo. Na tabela do Tribunal de Contas, Luciane aparece com as contas reprovadas e, logo, não poderá disputar a eleição.

O Foca, em passeio pela Lanchonete e Restaurante do Mano, descobriu que os santinhos de Luciane com pré-candidatos a vereador, circulam descaradamente pelas redes sociais. Coitado dos pré-candidatos na chapa de Luciane, pois estão sendo enganados, de forma descarada. Luciane deveria aceitar a derrota, esperar acabar o mandato e ir para o Saltinho dar uma arejada na cabeça.

Muitos partidos já promoveram convenções e os pré, agora são candidatos de fato. Já podem sair pelas ruas e casas, anunciando a candidatura e, ir engabelando o povo. Aliás, o eleitor está reticente em relação ao pleito e, aguarda as propostas que vão chegar, aos quilos. O eleitor, que está surrado de falsas promessas, estará mais atentos aos “pedidores” de votos.

E o fundão eleitoral, que é uma verba destinada aos partidos para a campanha eleitoral! Será que o dim. dim, que não é pouco, vai chegar às mãos dos candidatos mais “póbrão”? O Foca andou conversando com um pessoal de Fazenda Rio Grande e, descobriu que os candidatos mais fracos, receberão apenas santinhos. Que baita sacanagem.

Por outro lado, tem pré-candidato afirmando que reservou umas quireras (dinheiro) para caminhar sem a necessidade de precisar do dinheiro do fundão. São os chamados “bom” de bolso.

Dia 7 de setembro cai na segunda-feira. Dia 8, feriado da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz. Dessa forma, que mora em Fazenda e trabalha em Curitiba, ganhará quatro dias de descanso. Aos felizardos, bom feriadão a todos e todas!