Lingua de Trapo
Língua de Trapo
Publicado: 26/06/2020
Autor: oreporter
A Câmara de Vereadores de Agudos do Sul, não promoveu sessão nesta semana. O motivo foi o falecimento do jovem Cesar Freitas dos Santos, 21 anos, que morreu em hospital de Curitiba e era pessoa muito conhecida na cidade. Ele se envolveu em acidente, havia cerca de 30 dias e estava internado. Não resistiu e veio a óbito. O presidente Everson Adolphatto postou mensagem de condolências a família no site do legislativo.
O deputado federal Gustavo Fruet, garante recursos para agricultura, esporte, ação social e infraestrutura de Mandirituba. O parlamentar apresentou emendas ao Orçamento da União de 2020, destinando R$ 764 mil para Mandirituba. As emendas vão ajudar o município nas áreas da agricultura, esporte, social e infraestrutura. "Os recursos estão sendo liberados pelo governo federal, conforme disponibilidade de caixa e vão ajudar a cidade nesse momento tão desafiador", explica Fruet. A emenda atende pedido do vereador Felipe Machado.
O Foca está fazendo umas continhas aqui na redação. Os vereadores de Fazenda Rio Grande estão em recesso. Pelo calendário, devem voltar a ativa em 6 de julho, primeira segunda-feira do mês. Logo em seguida vem o período de eleição e, certamente, a edilidade vai “gazear” várias sessões para participar de reuniõezinhas caseiras e lá se foi o ano e, para muitos o mandato.
Como o eleitor de Fazenda Rio Grande anda muito exigente, certamente vai querer trocar a maioria dos vereadores desta gestão. Mas, como o resultado é conhecido após a abertura das urnas, é esperar para ver se tais mudanças acontecerão de verdade. Tem gente boa se apresentando como pré-candidato para o legislativo. Tudo pode acontecer!
Quem conhece a fábula da formiga e do grilo, o qual, ao ver a formiguinha carregando folhas para seu ninho, contestou a sua construção, dizendo: deixem as outras trabalharem! E na política, isso também se verifica. A pessoa trabalha, faz economia e constrói. Foi assim com o posto de saúde no Campestre. Houve um empenho conjunto da comunidade para construir a unidade. Quase ao término da construção, o vereador Diego Carvalho apresenta projeto sugerindo que a unidade leve o nome do bisavô, Francisco Barbosa. Seu Chico, certamente muito fez pela comunidade, mas o parlamentar, deveria, ao menos, ouvir a sugestão dos moradores. Segundo o Foca, a população não gostou nenhum pouco da indicação. E agora?
Quem acompanha as sessões do legislativo de Mandirituba, observa um senta e levanta do vereador Tadeu Machado. O Foca, nesta semana, esteve acompanhando a reunião e, descobriu o motivo de tanto movimento do vereador. Promove uma cusparada que deixa a tiazinha da limpeza indignada. Que é isso Tata?
Está em vigor, decreto, em diversos municípios da região metropolitana, que veda a proibição de vendas de bebidas alcóolicas, em bares e lanchonetes, a partir das 22 horas. Porém, o Foca, deu uma saidinha na quarta-feira a noite e observou bares, nos bairros de Fazenda, atendendo bem depois das 22 horas, como se nada estivesse acontecendo. Aí fica difícil evitar a proliferação do coronavírus.
As lojas comerciais, devem atender até as 18 horas. Num primeiro momento, a Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande está orientando sobre o decreto em vigor, mas os desobedientes, poderão sofrer algumas sanções. Melhor obedecer né!
Os vereadores Amir Lemos e Carlinhos Moura, de Quitandinha, dizem que os jornais impressos se tornaram inexpressivos, com o avanço da tecnologia. Será? Mas e, quando são procurados para entrevistas pelas equipes de jornais, porque falam então. Deveriam dizer, que não dão entrevistas para jornais de papel, pois deixaram de ser importantes. Foram infelizes nas colocações, pois em nosso caso, quando o Repórter chega a Quitandinha, é disputado pelos eleitores fiéis. As falas dos edis, está gravada nos anais do legislativo. Por ironia do destino, Amir saiu em destaque no jornal O Repórter, em matéria de política. Sem comentários!
Pelo andar da carruagem, o coronavírus deve fazer com que as pessoas permaneçam isoladas, ainda por algum tempo, infelizmente. E os candidatos a prefeito e a vereador, como farão para polarizar suas campanhas. A única alternativa, certamente, será a internet. O ano de 2020 está sendo de desafios e de iniciativas individuais. Boa campanha aos que se apresentam como pré-candidatos. Boa semana a todos e todas!