Luizão, a história de um líder!

Luiz Goulart Alves, 54 anos, popularmente conhecido como Luizão, nasceu em Jandaia do Sul, no norte do Paraná. Trabalhou na lavoura até os 15 anos, cursou mecânica de automóveis e exerceu a profissão até 1992. Em 1978, em virtude da doença de sua mãe que só encontrou tratamento no Hospital de Clínicas em Curitiba, migrou para a capital e se estabeleceu em Piraquara na Região Metropolitana, onde trabalhou como mecânico e também como motorista de caminhão. Em 1985 Fez vestibular sendo aprovado tanto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná quanto na Universidade Federal do Paraná. Optou por fazer o curso de Filosofia na UFPR, ao mesmo tempo em que entrou para o Seminário dos Missionários Xaverianos, onde ficou dois anos. Participou ainda de grupos de jovens e da Pastoral da Juventude por vários anos.

Iniciou sua carreira política em 1987, sendo já em 1988 candidato a Prefeito de Piraquara pelo PT. Em 1990 concluiu a faculdade e começou a lecionar História no Colégio Semíramis de Barros Braga. Prestou concurso ao Estado em 1991 para disciplina de História, sendo aprovado, tornando-se professor estatutário, na Área Metropolitana Norte. Em 1992 começou a lecionar na Vila Amélia, ano em que foi candidato a vereador, também sem êxito, mas Luizão parecia saber que seria um grande líder político, e por isso não desistiu.

Em 1993 foi eleito diretor do Colégio Vila Amélia - que depois passaria a se chamar Ottília Homero da Silva - sendo reeleito em 1995 com 90% dos votos. Em 1996 foi eleito vereador de Pinhais, sendo o quarto mais votado no município, somando 670 votos, e ocupando o cargo de vice-presidente da Câmara já no primeiro mandato. No ano de 2000 foi reeleito.

Ocupou em 2001 e 2002, a presidência da Câmara de Vereadores. Em 2006, Luizão conseguiu conquistar a primeira suplência na eleição para deputado estadual, assumindo na Assembléia Legislativa por um ano e três meses. Em 2008, foi eleito o novo prefeito de Pinhais, obtendo 39.438 votos - o equivalente a 64,20% do total válido.

Luizão foi o primeiro petista a ser eleito prefeito na cidade, começou seu governo com ampla base de apoio na câmara dos vereadores, pois os 14 partidos que fizeram parte de sua coligação conquistaram nove das onze cadeiras do legislativo municipal, sendo que seu partido foi o que mais teve representatividade, obtendo três eleitos.

Nas eleições de 2012, Luizão foi reeleito com 62.802 votos - o equivalente a 93,77% dos votos validos. Mas suas conquistas não pararam por ai, em 2014 foi avaliado o melhor prefeito de todo o Brasil com 93,22% de aprovação, repetindo o feito em 2016 com 92,27%, de acordo com a Paraná Pesquisas. Em 2016 Luizão terminou seu segundo mandato, mas não sem antes deixar sua marca de campeão, pois elegeu a sua sucessora Marli Paulino com 48 005, nada menos do que 82,06 dos votos validos.

No ultimo sábado Luizão anunciou o que poucos acreditavam que poderia acontecer, sua saída do Partido dos Trabalhadores.

“Após 30 anos filiado ao PT, único partido que estive ligado até hoje, anuncio minha desfiliação. Embora discorde de alguns posicionamentos do partido a nível nacional, sempre lembrarei com muito respeito desta sigla, pois aqui em Pinhais procuramos honrar com aquilo que prega na essência a verdadeira cartilha do PT, que é o de defender políticas públicas que mudam diretamente a vida das pessoas. Também nunca deixarei de reconhecer o apoio que Pinhais teve no período do presidente Lula e da presidente Dilma. Sempre apresentamos disposição para buscar novos projetos e conseguimos avançar! Agora é momento de refletir e seguir discutindo projetos de interesse da nossa população!” Disse Luizão, que por hora esta sem partido, e espera o melhor momento para construir uma possível candidatura a Câmara Federal.