Prefeitura de Campo Largo abre campanha maio laranja
Da Assessoria
Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. O #maiolaranja é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto e o mês de maio é para frisar e deixar na memória de cada brasileiro a importância e se falar do tema, de expor os tipos de abusos que são cometidos em grande número no Brasil e no mundo. A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos números cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.A Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Largo abre a segunda semana do mês de maio com um cronograma de ações para a efetiva conscientização da população quanto ao tema, e, acima de tudo, para disseminar o real conhecimento sobre o assunto, para saber como combatê-lo.Os impactos da violência sexual, física ou psicológica são imensuráveis, mas podem ser amenizados dependendo de como a vítima será acolhida.
A denúncia, que pode ser anônima, é o principal caminho a ser iniciado, por meio do Disque 100. Especialistas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos afirmam que enquanto sociedade, é nosso dever denunciar e estarmos atentos a quaisquer sinais que podem identificar violência contra crianças e adolescentes. O silêncio só agrava a situação e impede que a criança ou adolescente saia dessa situação de violência.Entre os temas abordados durante o Maio Laranja estão um balanço das denúncias e subnotificações de casos de abuso e de exploração sexual, o apoio da rede de ensino e dos professores nesta luta, a implantação de centros integrados de atendimento às crianças vítimas de violência, ações de combate aos abusos na internet entre outras ações.
A Campanha intensifica as ações com parceria entre Estado e Município, onde as prefeituras de diversas cidades espalhadas pelo país intensificam as políticas públicas através de atividades e força na divulgação das informações como: onde pedir ajuda, para quem, quando e demais cenários, levando maior visibilidade ao tema.CAMPO LARGO - Serão três dias de intensa atividade, inicialmente, para falar sobre o tema e trazer a população para a causa. Além de orientações nos equipamentos de Assistência Social com as famílias atendidas - nos CRAS's, CREAS, Centro da Juventude Bom Jesus e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - acontecem outros encontros:16/05 - Palestra com Dra. Ângela Mendonça - Especialista na área. Será na Câmara de Vereadores do município, às 8h30min. Inscrições podem ser realizadas neste portal de notícias: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuFVGGxod7EgtL8lpsWB3YOD-NTV1Q3A1GaMUik-DyaIMkdQ/viewform18/05 - Blitz educativa no sinaleiro da Avenida Padre Natal Pigatto, 925 (em frente à prefeitura), das 14h às 15h30min, com a Guarda Mirim. No mesmo dia e horário, haverá outra blitz educativa na Ferraria, na Estrada Mato Grosso, em frente ao CAC Ferraria (Centro de Atendimento ao Cidadão), também com a presença da Guarda Mirim.20/05 - Peça teatral "Um Conto de Verdade" na Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, às 14h, gratuito.Estratégias contra o abuso e a exploração sexual são dois pilares de toda a Campanha que tem o objetivo de orientar a sociedade sobre o tema, considerando aspectos multidisciplinares, a regionalização e a intersetorialidade.A secretária de Desenvolvimento Social de Campo Largo, Márcia Fabiani Botelho, destaca que o Maio Laranja é necessidade enquanto gestão de políticas públicas. "É preciso conhecer sobre a violação de direitos para saber como devemos agir e, acima de tudo, é um árduo trabalho que deve ser feito com a colaboração e participação de toda uma sociedade", disse a secretária.Currículo da palestrante Dra. Ângela Mendonça - faça sua inscrição e participe (gratuita):Pedagoga / Bacharel em Direito / Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná 2020 / Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná 2021 / Membro Consultora da Comissão de Direito Educacional e Políticas Públicas Educacionais da OAB-PR. Atuou como Assessora Técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e Educação do Ministério Público do Paraná, por 12 anos. É Coordenadora do curso de Especialização em Pedagogia Social - Faculdades Madalena Sofia / Itecne, é também Coordenadora do curso de Especialização em Direito Aplicado ao SUAS / Faculdade Madalena Sofia / Itecne e Coordenadora do curso de Especialização em Direito Educacional / Universidade Positivo.Fonte: maiolaranja.org.br