Mais de 700 procedimentos já foram realizados no Castramóvel de Fazenda Rio Grande

Castramóvel de Fazenda Rio Grande atende na Praça Brasil (Imagem Assessoria PMFRG)

Da Assessoria

O Castramóvel de Fazenda Rio Grande já realizou mais de 700 procedimentos desde a sua instalação no município, em agosto deste ano. A meta de 960 esterilizações deve ser concluída até dezembro, é o que afirma o responsável pelo serviço no município, Pedro Jomeke. Segundo ele, o objetivo é dar continuidade ao Castramóvel nos próximos anos, mas tudo dependerá do entendimento dos próximos gestores. “A ideia inicial é de continuar, mais forte ainda, e atender de forma descentralizada, estando nos bairros também”, diz.

A prioridade das castrações tem sido para cães e gatos de ONG's, cuidadores, famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e ainda animais de rua que ficam sob os cuidados de voluntários engajados na causa. “Estamos atendendo bastante animais de rua, esses que ficam praça, próximos aos comércios, no terminal. E tem uns de dentro dos parques a gente atendeu, como a Paçoca. E todos estão muito bem. Nossos atendimentos são todos mediante agendamento e levando em conta esses grupos prioritários. No início não tínhamos muitos casos prioritários, então atendemos às famílias inscritas de modo geral, mas agora tem bastante”, conta Jomeke.

Ele acredita que, ainda nessa semana, mais 100 animais serão atendidos, ficando o restante para até o fim de dezembro. Para as pessoas que fizeram o seu cadastro há bastante tempo, se enquadram nos requisitos e ainda não foram chamadas, a orientação é que confiram seu protocolo geral na Prefeitura, para garantir que não está faltando nenhum documento e que eles foram todos preenchidos corretamente. O endereço da Prefeitura é Rua Jacarandá, nº 300 e o telefone para contato é 3627-8500.

Pós-operatório

Além da cirurgia, o serviço do castramóvel se estende à medicação que deve ser usada no período pós-operatório de cães e gatos castrados. Entretanto, é necessário que a família ou cuidador do animal esteja atenta quanto à aplicação dessas medicações, higienização e atenção no caso de efeitos colaterais nos bichinhos. Por isso é que, no caso de animais de rua, é solicitada a parceria de cuidadores voluntários.