Manditiruba, a cidade que leva as abelhas em seu nome

Da Assessoria

“Abelha em abundância”, propriamente dito, Mandirituba é a cidade que leva abelhas no próprio nome. Ao longo dos anos a Meliponicultura, que é a criação racional de abelhas nativas sem ferrão, vem trazendo destaques ao Município, tanto pela expansão quanto pela beleza e delicadeza da atividade.

As abelhas são agentes de polinização fundamentais para o funcionamento de produção de alimentos, de plantas silvestres e ecossistemas. A ONU estima que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização assim como 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo. Sem abelhas não há vida.

Segundo estudos apresentados pela Embrapa, as abelhas sem ferrão podem elevar o cultivo e produção de determinadas culturas em até 30%, sem desmatar uma única folha de árvores e sem a necessidade de expandir a área de produção. Pois o processo de polinização interfere no aumento de açúcar nas frutas, influencia no sabor, no tamanho do fruto e quantidade de sementes produzidas, por exemplo, no caso do morango, que tem sido o carro chefe do município, é possível que uma produção bem polinizada chegue a ganhar até 12 horas a mais de prateleira que o não polinizado.

Crédito: Agencia Envolverde. Foto: Julio Ottoboni

Toda abelha é importante, desde as menores às maiores, pois para cada tipo de flor, há um tipo de abelha diferente, por sua agilidade, tipo de vôo e tamanho.

Rica em áreas verdes, Mandirituba é uma ótima opção de turismo rural. E quem deseja conhecer melhor sobre essa maravilha e sobre as Abelhas Nativas Sem Ferrão, uma grande pedida é a “Casa Benedito”, que é um grupo de meliponicultores da região metropolitana de Curitiba, dedicados à criação racional das abelhas nativas sem ferrão. Dimencionando a atividade para a Amamel – Associação dos Meliponicultores de Mandirituba que estimula o setor, especialmente com as variedades jataí, manduri, mandaçaia, tubuna e guaraipo. A fundação do grupo se deu em julho de 2010, e possui grande destaque no mercado, pela experiência adquirida ao longo dos anos, tem referência na aplicabilidade e com isso oferece vários cursos do setor, para a criação de abelhas e produção de Mel e seus derivados.

Saiba o que você pode fazer para salvar e proteger as abelhas:

• Plante diversidade de espécies nativas que floresçam em diferentes estações;
• Evite pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos em seu jardim;
• Proteja as colônias de abelhas; sempre que possível adote uma criação;
• Conserve uma fonte de água para as abelhas ao deixar uma bacia com água do lado de fora;
• Preserve os ecossistemas florestais.