Mandirituba adere ao projeto Inclusão Solidária do governo do Paraná
Da Assessoria
O projeto Inclusão Produtiva Solidária é uma ação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Prefeitura de Mandirituba e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar/Emater (IDR Paraná). É parte integrante ao Projeto Renda Agricultor, que por sua vez está integrado o Programa Nossa Gente Paraná, no eixo geração de Trabalho e Renda. O Programa tem como objetivo promover atividades de inclusão produtiva no meio rural, em grupos de famílias em situação de vulnerabilidade social.
As famílias são organizadas em grupos e elaboram um projeto de produção coletiva, sob orientação e assistência técnica de um extensionista do IDR-PR e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social de Mandirituba). Cada família participante do grupo recebe o repasse de até R$ 4 mil reais, utilizado coletivamente no financiamento do projeto. Os recursos são oriundos do Contrato entre o Estado do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2021 tivemos 6 beneficiárias, onde foi desenvolvido o projeto piloto. Nesta segunda fase serão beneficiadas mais 6 famílias.
No Projeto, podem ser desenvolvidas atividades agrícolas como: hortas; pomares; quintais comunitários; pequenas criações. Também podem ser desenvolvidos pequenas unidades de transformação como: panificados; massas; conservas; compotas; doces; geleias; produtos minimamente processados. E Também, unidades não-agrícolas como: salão de beleza; artesanato; costura; equipamentos para prestação de serviço; e outras de interesse do grupo.
Os grupos receberão capacitação do IDR e dos agentes do CRAS Mandirituba que serão divididos em quartos módulos: Noções básicas de organização coletiva e empreendedorismo, Capacitação na atividade produtiva selecionada, Aspectos de mercado e comercialização e por fim Gestão de empreendimentos coletivos. Essa é mais uma oportunidade de renda e desenvolvimento social para Mandirituba.