Mandirituba corre risco de perder grande empresa

Da Redação

Qual o município que não quer a instalação de uma empresa que vai gerar de imediato 250 empregos diretos, vai gerar no primeiro ano um milhão e meio de impostos, além do que vai investir em melhorias no Parque Municipal cidade?

Qualquer prefeito em sã consciência se agarraria com unhas e dentes , inclusive Luiz Antônio Biscaia, da cidade de Mandirituba que está com a faca e o queijo nas mãos uma vez que o seu município foi escolhido para sediar a empresa Adimax Alimentos para Cães e Gatos, mas mesmo a empresa trazendo tantos benefícios para a cidade sua permanência não é garantida, isso porque alguns vereadores da cidade seriam contra alegando que a construção de um barracão acabaria com o Parque Municipal.

Moradores entrevistados pelo Jornal O repórter foram categóricos, para eles é muito mais vantajoso uma empresa gerando emprego e renda, do que um parque ocioso utilizados para poucos eventos durante o ano.

Foto: Jornal O Repórter

Vilmar Nunes disse que hoje mais da metade da população tem que sair trabalhar em outras cidades, com isso gastam com transporte, sem contar que acabam gastando na cidade onde estão trabalhando, dinheiro que poderia ser gasto no comercio local.

Foto: Jornal O Repórter

Elaine Cristina Machado falou da dificuldade de se encontrar uma vaga de emprego na cidade, por isso ela torce para que a empresa se instale definitivamente, mesmo que nas dependências do parque Municipal, e que pessoas possam ser contratadas e consigam trabalhar mais perto de casa.

Foto: Jornal O Repórter

Akira Takakura disse que a chegada da empresa vai fazer bem para a cidade, além de gerar emprego vai também atrair outros investimentos para o município e quem ganha com isso é o povo.

Vantagens para a cidade.

O prefeito Luiz Antônio falou das vantagens para a população mandiritubense com a instalação da empresa no município, segundo ele, a principal sem sombra de duvidas é a geração de empregos onde 250 vagas serão oferecidas diretas, e outras 600 indiretas, sendo que sessenta por cento desse montante obrigatoriamente serão destinadas a moradores da cidade.

Geração de renda para o município, os insumos usados na produção, como milho e soja serão todos comprados de produtores de Mandirituba e região, a construção de um Centro de Zoonoses com abrigo para cães e gatos, manutenção de um castramóvel para atender o município, o custeio da iluminação das ruas do parque, bem como a construção de praça, e parque infantil no local, sem contar as entidades que são atendidas por projetos sociais  da empresa, como Amai, Apae, a Associação de Amparo ao Idoso, e tantos outros.

A prefeitura também vai ser beneficiada, só no primeiro ano de produção a arrecadação de impostos vai chegar a um milhão e meio de reais, e em pouco tempo esse montante pode chegar a 5 milhões, dinheiro esse que será transformado em qualidade de vida para o nosso povo.

Vereadores contra

Em que pese quase a totalidade da população esteja a favor da instalação da empresa, alguns poucos vereadores estão contra, em especial um deles, inclusive o prefeito Luiz Antônio diz que é inacreditável que alguém possa ser contra algo que vem para beneficiar a população, ainda mais sendo um vereador. O edil citado pelo prefeito inclusive já teria entrado na justiça alegando que a empresa não se instale nas dependências do Parque Municipal Angelo Zeglin Palú, porque alí é lugar de lazer e não de trabalho.

O prefeito explica que no ano de 2020 os 9 vereadores da legislatura passada votaram a favor da instalação da empresa naquele local, dos 270 mil metros de área, apenas 40 mil foram destinados a indústria, o restante permanece para o parque.

O que acontece é que hoje os donos da empresa querem fazer uma modificação na construção, o projeto vai continuar o mesmo, nenhum centímetro a mais, é mesmo uma questão de adequação, só que para isso acontecer tem que haver autorização da câmara municipal através de votação, mas infelizmente um vereador estaria tentando fazer com que pelo menos outros três ou quatro também votasse contra, dessa forma fazendo com que um projeto tão grandioso vá por água abaixo.

A produção do Jornal O Repórter entrou em contato com os vereadores de Mandirituba indagando a posição de cada um sobre o assunto, todos afirmaram o voto favorável, porém estão analisando possiveis pendências com o Ministério Público. Na próxima edição estaremos levantando quais são essas possíveis pendências.